ARTE E CULTURA >> Letras e Livros

  • Guanabara espelho do Rio, de Custódio Coimbra e Cristina Chacel

    Da Redação em 25 de Julho de 2016    Informar erro
    Guanabara espelho do Rio é um livro de amor e atenção à Baía de Guanabara. Um livro extraído do acervo de imagens acumulado nos últimos 20 anos pelo fotógrafo Custodio Coimbra, acompanhado de textos da jornalista Cristina Chacel, sua parceira de trabalho e vida. Edição de arte, em grande formato, com 240 páginas, 170 fotos, a obra apresenta uma Guanabara desconhecida até da população que vive em seu entorno, cerca de 8 milhões de pessoas, de 16 cidades fluminenses, entre elas o Rio de Janeiro.

    Realizado com incentivo cultural da Lei Rouanet e patrocínio da EDF Norte-Fluminense, o livro chega às livrarias em agosto, com o selo da Editora FGV. O texto em crônica, desenvolvido a partir das fotos, de pesquisas e reportagens, ilumina aspectos históricos, artísticos, socioambientais e afetivos da Baía de Guanabara, com destaque para histórias de vida de pessoas envolvidas com o cotidiano da baía.

    Os autores

    Custodio Coimbra - Em 36 anos de fotojornalismo, a cargo dos principais jornais do Brasil, ele testemunhou e registrou fatos e histórias da vida do país. O homem é seu principal personagem. A cidade do Rio de Janeiro, seu relicário. Suas imagens dispensam crédito. São reconhecidas por leitores, fotógrafos, críticos e aficionados da fotografia. Há 24 anos trabalha no jornal O Globo. Além de fotos divulgadas em jornais e revistas mundo afora, tem seu trabalho publicado em dezenas de livros, entre eles, Rio de Cantos Mil (Editora Réptil, 2010).

    Cristina Chacel - Jornalista e escritora, atuou nos principais jornais do Rio de Janeiro. Há 20 anos trabalha como freelancer, com criação de textos jornalísticos e institucionais e projetos sociais e solidários. É autora de dezenas de livros, entre eles Rio de Cantos Mil, com fotos de Custodio Coimbra, de quem é sócia na empresa Fotolegenda Produções.

    O lançamento será no dia 26/7, a partir das 17h30, na Livraria Folha Seca (Rua do Ouvidor, 37, Centro), com roda de samba conduzida por Tiago Prata, que vai apresentar repertório temático da Guanabara selecionado por Luiz Antonio Simas.


    ATENÇÃO
    Não somos responsáveis por alterações na programação.
    Recomendamos que confirmem os eventos através dos links ou telefones divulgados.
    Apenas organizamos e compartilhamos a informação.


    • ARTE E CULTURA QUE PODEM TE INTERESSAR

      19º Salão FNLIJ do Livro para Crianças e Jovens
      Saiba Mais
      Sebo Beta de Aquarius: relíquia do Catete
      Saiba Mais
      Concurso Nacional Novos Poetas
      Saiba Mais


    • COMENTE AQUI

      código captcha

      O QUE ANDAM FALANDO DISSO:


      • Seja o primeiro a comentar este post

CURTA O BAFAFÁ!

DIVULGAÇÃO










#AGENDABAFAFA