Nesse o último encontro do Clube de Leitura CCBB 2022 o homenageado é o romancista, cronista, contista, jornalista e político Graciliano Ramos (1892-1953) e, para tal, convidou o escritor José Castello a fim de conversar com a curadora Suzana Vargas.
O papo vai girar em torno de "Vidas Secas", romance de 1938 escolhido entre três títulos pelo público, através do Twitter do CCBB RJ. Luís Antônio de Assis Brasil, um dos grandes ficcionistas contemporâneos, fará uma participação virtual no encontro.
O microfone será aberto para a plateia nos 30 minutos finais dos encontros. A entrada é gratuita, sujeita à lotação do espaço. Excepcionalmente neste dia, os ingressos serão distribuídos apenas na bilheteria física do CCBB RJ, uma hora antes do evento.
José Castello é biógrafo de Pelé, Vinicius de Moraes e João Cabral de Mello Neto, crítico literário, cronista, romancista e jornalista, mestre em comunicação pela UFRJ. Entre seus livros estão "Inventário das sombras" (Record, 1999) com entrevistas com vários escritores, como José Saramago, Clarice Lispector e Nelson Rodrigues, além de relatos dos encontros com o artista plástico Arthur Bispo do Rosário e "Ribamar", vencedor do prêmio Jabuti (CBL) de romance, em 2011.
Suzana Vargas é gaúcha, poeta, ensaísta, escritora e professora e mestre em Teoria Literária pela UFRJ. Publicou diversos livros, entre os quais "Caderno de Outono", finalista do prêmio Jabuti. Tem poemas traduzidos em países como Itália, EUA, Espanha, Alemanha e França. Fez a curadoria de importantes projetos literários para feiras e eventos nacionais e internacionais como as Bienais do Livro do Amazonas, do Rio de Janeiro e de São Paulo, a Primavera dos Livros, a campanha Paixão de Ler e os Encontros com a Literatura Latino-Americana do Centro Cultural do Banco do Brasil. Assina a coluna mensal “Escrever para Lembrar” no portal PublishNews - 2021. Há 26 anos criou e coordena o espaço de oficinas de criação literária Estação das Letras, único no país.