ARTE E CULTURA >> Letras e Livros

  • Lançamento do livro Precisamos falar de consentimento que aborda a violência sexual além do sim e do não

    Da Redação em 06 de Setembro de 2024    Informar erro
    Lançamento do livro Precisamos falar de consentimento que aborda a violência sexual além do sim e do não
    Local: Casa França-Brasil
    ENDEREÇO: Rua Visconde de Itaboraí, 78 - Centro - Rio de Janeiro
    DATA : 10/09/2024 HORA : 17h
    O lançamento do livro "Precisamos falar de consentimento: Uma conversa sobre violência sexual além do sim e do não", escrito por Arielle Sagrillo Scarpati, Beatriz Accioly Lins e Silvia Chakian, terá debate mediado pela jornalista Cristina Fibe e apresentação da Secretária da Mulher do Estado do RJ, Heloísa Aguiar, no dia 10/09, às 17h, na Casa França-Brasil.
     
    Destaques do livro:
     
    Escuta e acolhimento
    O livro pretende oferecer ferramentas a ambos os sexos para estarem preparados a ouvir, lidar e saber agir diante da violência e da dor sofrida pelo outro.
     
    Articulação
    Sexo, sexualidade e desejo não são coisas simples de articular. Por isso, nota-se que o tema da violência sexual  recai ainda mais em silêncios: homens e mulheres têm muita dificuldade de falar sobre o assunto entre si, ainda mais em família. 
     
    Não é um contrato
    O consentimento envolve uma gama enorme de subjetividades, e, portanto, não é a mesma coisa que um contrato onde estão claros os direitos e deveres de cada parte.
     
    Consentimento não é vontade 
    As autoras tratam de situações de violência sexual mesmo dentro de relações e casamentos estabelecidos. Homens e mulheres se veem obrigados a consentir uma relação sexual em nome da manutenção do relacionamento em que vivem, privando-se de sua autonomia e vontade.
     
    Territórios faccionados
    Nos locais onde a presença do Estado é deficiente, é comum que as vítimas encontrem dificuldades ainda mais graves para se defender e pedir ajuda, diante da ameaça real e constante no meio em que estão inseridas.
     
    Casos reais
    As autoras trazem casos reais para exemplificar situações de violência sexual. O estupro pode assumir mil formas, indo muito além do estereótipo da violência num local escuro. Mitos x realidade. 
     
    Linguagem ampla e acessível
    Para ampliar a discussão sobre consentimento, o livro foi escrito com linguagem acessível, longe do juridiquês, com a intenção de alcançar leitores não especializados no assunto. As autoras buscam criar uma conversa simples, mas não simplória.
     
    Sobre as autoras:
     
    ARIELLE SAGRILLO SCARPATI é psicóloga, com mestrado em Psicologia Social pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), doutorado em Psicologia Forense pela Universidade de Kent, Inglaterra, e pós-doutorado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Há mais de uma década trabalha com pesquisa, intervenções clínicas e
    sociais com ênfase nas vulnerabilidades sociais, violências de gênero, masculinidade e saúde mental. Tem artigos publicados sobre violência sexual e participou da coletânea Ministério Público estratégico: violência de gênero (2023).
     
    BEATRIZ ACCIOLY LINS é antropóloga e pesquisadora, com mestrado e doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade de São Paulo (USP). Foi pesquisadora convidada no Departamento de Antropologia da University College London (UCL), em Londres. Atua como gestora de projetos de impacto social e acesso a direitos fundamentais, trabalhando na promoção, avaliação e monitoramento de políticas públicas. É associada ao Núcleo de Estudos sobre Marcadores Sociais da Diferença (NUMAS–USP). Publicou, entre outros livros, A lei nas entrelinhas: a lei Maria da Penha e o trabalho policial (2018) e Caiu na net: nudes e exposição de mulheres na internet (2021).
     
    SILVIA CHAKIAN é Promotora de Justiça do Ministério Público de São Paulo e integrante da Promotoria Especializada de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar (MPSP). Coordena o Núcleo de Atendimento a Vítimas e a Ouvidoria das Mulheres do MPSP. Mestre e doutoranda em Direito Constitucional pela PUC-SP, é professora da Escola Superior do Ministério Público e membro da Comissão Nacional Permanente de Violência contra a Mulher. Publicou os livros A construção dos direitos das mulheres (2020), Crimes contra crianças e adolescentes (2024), Crimes contra crianças e adolescentes (2024), entre outros.
     
    Título: Precisamos falar de consentimento: Uma conversa sobre violência sexual além do sim e do não
    Autoras: Arielle Sagrillo Scarpati, Beatriz Accioly Lins e Silvia Chakian
    Editora: Bazar do Tempo
    Gênero: Não ficção
    Número de páginas: 184
    Texto de orelha: Luciana Temer
    Preço do livro impresso: R$ 92,00


    • ARTE E CULTURA QUE PODEM TE INTERESSAR

      Sesc RJ inicia a gestão das bibliotecas municipais da Ilha do Governador e de Botafogo
      Saiba Mais
      Poetas têm até 10 de maio para se inscrever no Prêmio Claudio Willer
      Saiba Mais
      Livro As Letras de Clarice narra a vida de jovem com Síndrome de Down
      Saiba Mais


    • COMENTE AQUI

      código captcha

      O QUE ANDAM FALANDO DISSO:


      • Seja o primeiro a comentar este post

DIVULGAÇÃO