O escritor e jornalista Roberto Amado lança no Rio de Janeiro seu livro "Jorge Amado, Meu Tio". Com bate-papo com o autor e música ao vivo (André Mendes, voz e violão em clássicos de Caymmi), o livro reúne histórias de mais de quatro décadas de convívio entre Roberto e Jorge Amado, o célebre autor de Jubiabá, Gabriela, cravo e canela e tantos outros clássicos da literatura brasileira.
Espectador privilegiado, Roberto registrou o que estava fora do alcance de outros biógrafos. O resultado são histórias ora divertidas, ora picantes, ora reflexivas, ora contestadoras, sempre interessantes, nas quais se encontra de tudo: alegrias, medos, crenças e devoções, amores e desamores, o intuitivo método de trabalho de Jorge, suas aplicadas comilanças, a gênese de algumas de suas mais significativas obras, a consciência de cidadão do mundo em contraponto à paixão pela Bahia.
E o desfilar de uma notável constelação de amigos e admiradores: Roman Polanski, Vinicius de Morais, Jean-Paul Sartre, Simone Beauvoir, Dorival Caymmi, Jack Nicholson, Aldemir Martins, Getúlio Vargas, Graciliano Ramos, Pierre Verger, Glauber Rocha, Carybé... e muitos outros.
O livro inclui ainda fotos inéditas e QR-Code de acesso a vídeo, de quase dez minutos, com uma das últimas aparições públicas filmadas do escritor.
Ao longo de mais de 40 anos, Roberto Amado trabalhou na grande imprensa paulistana e publicou seis livros — romances e reportagens. Foi representante brasileiro no International Writing Program na Universidade de Iowa, premiado pelo Ministério da Cultura com projetos literários e finalista do prêmio Jabuti.
Atualmente faz doutorado em literatura na FFLCH/USP com uma pesquisa sobre o Romance de 30 e está se transferindo para o programa de PhD da Universidade de Indiana. Nasceu no Rio de Janeiro, mas mora em São Paulo.
JORGE AMADO, MEU TIO
De Roberto Amado – Editora Ibrasa
Foto: Divulgação