ARTE E CULTURA >> Letras e Livros

  • Livro "Memórias de uma família mineira”, da historiadora Graça Salgado: três séculos de história em MG

    Da Redação em 12 de Setembro de 2023    Informar erro
    Livro

    Memórias de uma família mineira”, da historiadora Graça Salgado, passeia com encanto e precisão por três séculos de existência de um grupo familiar em cujas raízes seculares se encontra boa parte da memória da cidade de Juiz de Fora, em Minas Gerais.  
     
    Com grande destaque e influência em seu local de origem, a história contada nesse livro também é um precioso documento para a abordagem da vida privada de um certo tipo de família brasileira, percorrendo cinco gerações e mostrando sua convivência com personagens de relevo da política nacional, como Getúlio Vargas, muitas vezes presentes nas relações sociais dos Assis.    
     
    Gente de ascendência rural afeita às lides com a terra, embora imersa na cultura decorrente desse tipo de atuação, consegue o feito de migrar, com o mesmo sucesso, para a indústria e para os serviços necessários ao bom andamento da vida na cidade. Atuaram no que havia de mais moderno: o transporte urbano, a eletricidade e a telefonia. 
     
    Conquistaram reconhecimento e lideraram negócios rentáveis graças à boa formação profissional dos quadros dirigentes, nascidos e criados no interior da família e por ela preparados para os desafios incessantemente postos pela sociedade pós-agrária. 
     
    Essa plasticidade incomum nem sempre é alcançada por grupos familiares de origem parecida, o que faz dos Assis um caso interessante e particular de adaptação virtuosa aos novos tempos e aos desafios trazidos pelas transformações nos costumes e nas mutantes tecnologias contemporâneas. 
     
    Forrado por uma rica iconografia, criteriosamente levantada por Graça Salgado, e por um sem número de depoimentos extremamente expressivos – tomados dos descendentes do casal fundador –, “Memórias de uma família mineira” põe lado a lado os modos de vida de um mundo que não existe mais e a força pulsante de um grupo familiar que mantém como traço destacado a inclinação para o empreendedorismo e para o enfrentamento corajoso, no corpo a corpo com o correr dos dias.   
     
    Memórias de uma família mineira
    Autora: Graça Salgado
    Editora: Ouro sobre Azul
    Número de páginas: 276
    Preço: R$ 70
    Lançamento: 14/09/23
    Livraria da Travessa - Leblon - 18h30
     


    • ARTE E CULTURA QUE PODEM TE INTERESSAR

      FLIDI - Festa Literária Despertarte Itinerâncias promove oficinas literárias gratuitas em Santa Cruz
      Saiba Mais
      Escritor português João Barrento ganha Prêmio Camões
      Saiba Mais
      Rio de Janeiro recebe a BiciBiblioteca, biblioteca itinerante que promove a leitura e a troca de livros
      Saiba Mais


    • COMENTE AQUI

      código captcha

      O QUE ANDAM FALANDO DISSO:


      • Seja o primeiro a comentar este post

DIVULGAÇÃO