O lançamento do livro "Nos quintais do samba da Grande Madureira: memória, historia e imagens de ontem e hoje" marca o fim das comemorações do Ano do Samba na instituição.
A publicação reúne artigos sobre a manutenção da memória e afirmação das tradições culturais afro-brasileiras, tendo como base os quintais, local de sociabilidade onde público e privado se encontram, misturando festa, religião, samba e gastronomia. São cinco autores discorrendo sobre temas que envolvem o candomblé, a macumba, o jongo, entre outros.
Dessa forma, Maurício Barros de Castro faz um relato histórico sobre a conformação social que levou ao desenvolvimento de tais expressões culturais. Maria Alice Rezende Gonçalves apresenta a Feira das Yabás, que ocorre todo segundo domingo do mês, em Oswaldo Cruz, resgatando a culinária negra. Ana Paula Alves Ribeiro aborda a transmissão do conhecimento entre gerações a partir do caso da Escola Mirim Império do Futuro. Gabriel da Silva Vidal Cid discute a questão do patrimônio. Já a organizadora Myrian Sepúlveda dos Santos traça um plano geral de como as tradições se desdobram pela região e pela cidade a partir dos quintais na Grande Madureira.
O livro conta também com uma série de imagens históricas, como a chegada do bonde, os bailes de carnaval, Paulo da Portela, o jongo ainda nos anos 1970 e sua matriarca Vovó Maria Joana, além do ensaio documental do fotógrafo Edu Monteiro.
Autores: Myrian Sepúlveda dos Santos [org.], Maurício Barros de Castro, Maria Alice Rezende Gonçalves, Ana Paula Alves Ribeiro, Gabriel da Silva Vidal Cid, Edu Monteiro [fotografia].