Noite de autógrafos do livro
“Minha Mãe Fazia” (Rocco), da jornalista Ana Holanda, autora do projeto que começou no Facebook e conquista novos seguidores a cada dia. Ana é também editora-chefe da revista Vida Simples, embaixadora da The School Of Life no Brasil, colunista na revista Máxima, além de dar aulas, cursos e wokshops sobre Escrita Afetiva.
O livro, reúne receitas que ela tirou do caderno de sua mãe, exímia cozinheira, e do seu próprio. São pratos do dia a dia, bolos, doces simples, comida sem frescura ou a pretensão de ser gourmet. Mas, experiência própria, as receitas são deliciosas e dão certo :)
Cada família tem seu modo de preparar aquela carne de panela, um nhoque, o bolo de cenoura, a canjica, um suflê, um bolo de fubá... No livro, Ana reuniu 68 receitas que quase todo brasileiro já experimentou em casa, divididas em grupos temáticos como “Receitas tiradas da gaveta”, “Receitas para refeições em família”, “Receitas fáceis demais”, “Receitas para a lancheira”, “Receitas que favorecem a conversa ou aquietam o coração” e outras, todas precedidas por alguma história ou reflexão. Ao passar a prática receita da pizza enrolada que sua mãe preparava, por exemplo, “e que provavelmente, não tem nada nem de italiana, nem de pizza, mas a gente gosta mesmo assim”, Ana se lembra de quando andou pesquisando uma receita de ragu, um molho feito em cozimento lento e fogo baixo que “deve ter surgido num tempo em que a pressa não era essa senhora, que anda atrás da gente sempre a nos perturbar”. Afinal, conclui “cada receita conversa com seu tempo, sua origem”.
E em Minha mãe fazia, cada crônica é sempre acompanhada por uma receita capaz de evocar lembranças da infância, de nos acalentar depois de um dia difícil, ou de trazer à tona a conversa a redor de uma mesa farta, cercada de amigos.
Foto: Bruno de Souza