A Pallas Editora celebra seus 50 anos no sábado, 31 de maio, das 16h às 22h, na Casa Porto (Largo São Francisco da Prainha), região da Pequena África, no Rio de Janeiro.
Especializada na temática afro-brasileira desde os primórdios, faz tempo que a Pallas se consolidou no mercado de livros com um catálogo ligado à cultura e às religiões de matriz africana.
O espaço da celebração fica na Pequena África, a poucos metros do Cais do Valongo, porta de entrada dos africanos escravizados nas Américas, e do ladinho da Casa de Escrevivência, um centro cultural que abriga a biblioteca e o acervo de Conceição Evaristo. Dos principais nomes da Pallas, Conceição escolheu republicar e publicar alguns de seus clássicos pela editora carioca.
A programação inclui o lançamento do romance Água de Maré, de Tatiana Nascimento, vencedor do Prêmio Pallas de Literatura 2024, às 16h. Às 18h, acontece uma conversa com as escritoras Conceição Evaristo e Ynaê Lopes dos Santos, com mediação de Cristina Fernandes Warth, editora da casa.
Em comemoração ao ciquentenário da editora, a Casa Porto prepara cardápio com nomes de escritores a partir do dia 3 de junho, quando a editora vai inaugurar uma livraria pop up no sobrado de Raphael Vidal, que foi coordenador editorial da Pallas e faz parte dessa história.
Durante o evento haverá venda de livros e sessão de autógrafos com autores da Pallas. A entrada é gratuita.
Mais informações sobre o Prêmio Pallas de Literatura 2025, que aceita inscrições de romances inéditos de autores negros até 30 de junho no site:
www.premiopallas.com.br