ARTE E CULTURA >> Letras e Livros

  • Professor da UFF recebe o Prêmio Camões de Literatura

    Da Redação em 18 de Novembro de 2023    Informar erro
    Professor da UFF recebe o Prêmio Camões de Literatura

    O professor emérito da UFF Silviano Santiago foi agraciado com o Prêmio Camões, a mais elevada distinção na literatura em língua portuguesa, em reconhecimento à sua trajetória literária.
     
    A premiação, fruto de uma colaboração entre Brasil e Portugal desde 1988, homenageia escritores que contribuem significativamente para enriquecer o patrimônio cultural da língua. Além da honraria, Santiago recebeu um prêmio em dinheiro no valor de 100 mil euros, destacando oficialmente a relevância de seus ensaios, romances, contos e poesias.
     
    Silviano Santiago, considerado um dos grandes escritores brasileiros contemporâneos, é conhecido por obras como “Machado” (2016), “Stella Manhattan” (1985) e “Em Liberdade” (1981). Além do Prêmio Camões, ele já foi agraciado com o Prêmio Machado de Assis pela Academia Brasileira de Letras e o Prêmio José Donoso, do Chile, em reconhecimento ao conjunto de sua obra.
     
    Seis vezes vencedor do Prêmio Jabuti, a mais prestigiada premiação literária do Brasil, Santiago foi eleito membro da Academia Mineira de Letras em 2021. Originário de Formiga, Minas Gerais, o autor tornou-se doutor em Letras pela Sorbonne, em Paris, e lecionou em universidades nos Estados Unidos antes de se estabelecer no Rio de Janeiro, onde atualmente é professor emérito na UFF, tendo sido peça fundamental na estruturação do Programa de Pós-graduação em Letras da universidade e na formação de diversas gerações de professores e intelectuais.
     
    “Cheguei à UFF já no final da minha carreira e trouxe uma bagagem que foi importante para esta instituição, em particular, para a área de Letras. Junto com a professora Laura Padilha, fomos responsáveis por uma grande transformação na pós-graduação de Letras. Fizemos um programa piloto na época”, ressalta o professor.
     
    Fonte: UFF


    • ARTE E CULTURA QUE PODEM TE INTERESSAR

      FLIDI - Festa Literária Despertarte Itinerâncias promove oficinas literárias gratuitas em Santa Cruz
      Saiba Mais
      Antologia do Remorso, coletânea de contos de Flávia Prosdocimi, é inspirada no universo trágico de Nelson Rodrigues
      Saiba Mais
      Escritor português João Barrento ganha Prêmio Camões
      Saiba Mais


    • COMENTE AQUI

      código captcha

      O QUE ANDAM FALANDO DISSO:


      • Seja o primeiro a comentar este post

DIVULGAÇÃO