Referência nacional no pensamento afro perspectivista, que busca expandir a reflexão filosófica para além da tradição ocidental, o filósofo e professor Renato Noguera convoca os leitores a uma reinterpretação do amor em novo livro – ABC do amor: O que a poesia e a filosofia têm a dizer sobre os afetos (Oficina Raquel).
A obra apresenta, a partir de 103 palavras ou expressões, breves ensaios sobre as múltiplas sintaxes da experiência amorosa e defende a potência revolucionária das relações afetivas.
Inspirado na tradição africana dos griots, antigos contadores de histórias que transmitem conhecimento e cultura por meio da oralidade, Noguera propõe um autêntico letramento afetivo: uma alfabetização emocional para tempos em que amar – e saber amar – se torna urgente. Um ato individual de consequências coletivas.
O livro se estrutura como um abecedário, que atravessa conceitos como “Abraço”, “Alegria”, “Amor-próprio”, “Afeto”, “Amizade”, “Amor como ato político”, e assim por diante. Com sensibilidade e interconexões filosóficas, o autor constrói uma cartografia do amor que inclui referências que vão de Espinosa a bell hooks, de Platão a Sobonfu Somé, passando pela confluência com Nêgo Bispo, que entrelaçam saberes da tradição ocidental com cosmopercepções afrodiaspóricas e indígenas.
O diferencial do livro está no compromisso com o letramento afetivo – conceito que ganha corpo ao longo da teia de palavras e termos. Noguera expressa habilidade para nomear, compreender, decifrar e expandir afetos, em sua expressão plural e multidisciplinar. Em tempos de relações líquidas, isolamento emocional e violência simbólica, o livro oferece ferramentas para criar vínculos pautados na escuta e responsabilidade.
Três comemorações: dois aniversários e um livro
No dia 18 de julho, Renato Noguera comemora três marcos de sua trajetória: seu aniversário, os 18 anos de carreira literária e o lançamento de seu mais novo livro, “ABC do amor”.
A celebração vem com celebração: música e poesia, no Cortiço Carioca, no coração da Lapa, a partir das 18h. Como o amor também se dança, a noite contará com roda de samba com a cantora Ana Bispo, em uma festa que acolhe leitores, amigos, parceiros e quem aposta que livros e afetos fazem a vida valer a pena.
Lançamento em Paraty (RJ) / FLIP 2025
- 30/7 - 19h30 - Abertura Casa Poeticas Negras - ABC do amor: ancestralidade e letramento afetivo
- 31/7 - 10h - Estante Virtual - Renato Noguera e Daniel Dornelas
- 31/7 - 13h30 - Casa Libre - Palavras de cuidado e de luto com Cynthia Araújo, Daniel Dornellas e Renato Noguera
- 31/7 - 19h30 - Casa Poéticas Negras - Quando a palavra cura: racismo, saúde Henrique Marques Samym, Elisa Mattos e Renato Noguera.
Sobre o autor
Renato Noguera é filósofo, professor da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e herdeiro de uma tradição griot que entrelaça ancestralidade e pensamento. Seus estudos exploram os afetos como chaves para compreender a existência. Atua como consultor em produções audiovisuais — como na novela Pantanal (Globo, 2022) — e também celebra uniões amorosas, onde a filosofia encontra o rito e o afeto se torna linguagem.
Ficha Técnica
- Título: ABC do Amor – o que a poesia e a filosofia têm a dizer sobre os afetos, de Renato Noguera
- Autor: Renato Noguera
- Editora: Oficina Raquel
- Gênero: Não ficção
- Número de páginas: 248
- Preço livro físico: R$ 68
- ISBN: 978-85-9500-136-7