Pela segunda vez, o Prêmio Literário do Ensino Fundamental de Rio das Ostras chega ao Município. Em 2025, terá como tema “Amor que cuida, amor que não se esquece”.
A cerimônia de premiação está prevista para outubro. Cada estudante premiado receberá três exemplares do livro com os textos vencedores, além de certificado, medalha e um jogo de tabuleiro com temática educativa.
Ao todo, 405 estudantes de 16 escolas participaram do processo, com a produção de 179 textos. A comissão avaliadora selecionou 46 textos, elaborados por 98 alunos, todos em conformidade com os critérios estabelecidos no regulamento.
Participam do Prêmio as seguintes unidades escolares: Francisco de Assis Medeiros Rangel, Professora Rosangela Duarte Faria, Escola Agrícola Carlos Maurício Franco, Vereador Pedro Moreira dos Santos, Sebastião Loubach, Simar Machado Sodré, Padre José Dilson Dórea, Fany Batista Esteves, Mônica de Andrade Ribeiro (EJA), Jeronymo Mendes da Costa, Nilton Balthazar, Escola Rocha Leão, Professora Marinete Coelho de Souza, além do Instituto Muncipal de Educação – IMERO, Centro Municipal Professora América Abdala e CIEP Mestre Marçal.
O evento conta com patrocínio da Seagems e produção da Alternativa Cultura, sendo uma realização do Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura, via Lei de Incentivo à Cultura. A iniciativa também tem o apoio da Prefeitura de Rio das Ostras, por meio da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer.
O PRÊMIO - O Prêmio Literário do Ensino Fundamental de Rio das Ostras – 2ª edição é voltado para turmas do 5º ao 9º ano. Já está na sexta edição e pela segunda vez é realizado em Rio das Ostras. Os estudantes produziram os textos em grupo, a partir da metodologia Design Thinking, com base em três pilares: otimismo, criatividade e colaboração.
Para garantir uma avaliação criteriosa, os trabalhos foram analisados por uma curadoria formada por três especialistas nas áreas de educação e literatura. O processo levou em conta dois grandes eixos: Forma e Conteúdo.
Na Forma, os avaliadores observaram se os textos apresentavam elementos narrativos definidos — como personagens, espaço, ação e tempo —, estrutura clássica com começo, meio e fim, adequação a um dos gêneros propostos no regulamento (conto, crônica, poesia, rap, HQ, cordel, entre outros), domínio da norma culta da língua portuguesa e coesão e coerência.
Já no critério Conteúdo, foi analisada a maneira como o tema central foi abordado. Ganharam destaque os textos que apresentaram diversidade de interpretações, originalidade, uso de linguagem autoral e visão crítica sobre a proposta.
Fonte: Prefeitura de Rio das Ostras