“Precisamos falar sobre Shakespeare” é um debate crítico, ministrado pela psicóloga Lísia Filgueiras, que busca exercitar a reflexão, atiçar a curiosidade e exercer críticas a partir da leitura de Rei Lear – uma das obras primas de William Shakespeare.
Escritas há mais de 400 anos, as obras de Shakespeare têm o vigor da atualidade e generosamente conversam com muitas outras artes e campos de saber, assim como poder, vaidade, maturidade, morte, relação pais e filhos, lealdade e amizade. Com ênfase na psicanálise, a ideia do debate é a articular tanto a atualidade e a história da obra Shakespeariana, assim como tudo aquilo que é demasiadamente humano.
Lísia Filgueiras é Mestre em Pesquisa e Clinica em Psicanálise pela UERJ (2006), graduada em Psicologia pela UFRJ (2000) e graduada em Comunicação Social pela UFRJ (1989). Tem experiência na área de Psicologia e saúde mental, com ênfase em atendimento clinico e em gestão e politica pública. Atua também na área de orientação profissional, com ênfase no estudo da subjetividade em relação ao tema profissão e trabalho na contemporaneidade. Desde 2015 coordena Grupos de Estudos sobre Shakespeare, com ênfase na articulação entre Psicanalise e Literatura.
Classificação: 16 anos