A Casa França-Brasil, no Rio de Janeiro recebe o Salão Internacional do Livro dos dias 28 de março a 4 de abril. Além de apresentar diversas obras do Brasil e do exterior, o evento contará com palestras sobre literatura e o mercado editorial. Haverá também uma grande homenagem ao poeta e escritor Ferreira Gullar, falecido em 2016. Aberto ao público e com entrada franca.
Organizado pela ZL Editora, o projeto Internacional existe há mais de 7 anos e já foi realizado em Nova York (EUA), Lisboa (Portugal), Berlim (Alemanha), em algumas cidades da França e em Montreal (Canadá).
Segundo a idealizadora, a escritora Jô Ramos, os salões de livros surgiram da necessidade de divulgar o autor independente e as pequenas editoras, ambos sem acesso ao circuito oficial literário brasileiro. “É um estímulo para preservação da nova literatura e dos novos autores”.
- Em quase uma década de trabalho, conseguimos reunir mais de dois mil autores. Além disso, mais de 100 mil visitantes tiveram a oportunidade de conhecer novas obras literárias de escritores independentes - relata.
Jô comenta ainda que o projeto tem conseguido divulgar de maneira mais ampla a língua portuguesa e vários autores brasileiros no exterior. “Queremos não só levar a literatura brasileira para diversos cantos do planeta. O nosso foco é dar voz e visibilidade aos novos autores”.
DEBATES
28 de março, às 15h
Tema Ferreira Gullar – Mesa redonda sobre o Homenageado do Salão Internacional do Rio com a presença de Matheus Goullar e Sílvio Tendler.
28 de março, às 19h
Tema: Diversidade e Representatividade na Literatura, com os escritores Ana Libânio, Elaine Marcelina e Carlos Eduardo Pereira.
29 de março, às 15h:
Tema Intolerância Religiosa - Desafios e Perspectivas, com Rosiane Rodrigues, Vilma Piedade e Adailton Moreira Costa.
29 de março, às 19h.
Tema: Literatura e Política, com Leonardo Valente e o Embaixador Jerônimo Moscardo.
3 de Abril, às 19h:
Tema: Jovens Escritores e o Mercado Editorial, com o mediador Thiê Rock, produtor editorial da ZL Editora e da Editora Alta Books.
4 de abril, às 19h:
Tema: 1968- 50 Anos Depois, com o cineasta Sérgio Santeiro e Ana Arruda Callado.
- Dia 4 de abril, às 15h.
Tema: A Corrupção e as Tranças do Poder, com Tarcísio Lage.
Foto: Divulgação