São Cristóvão bairro imperial, da pesquisadora Ana Borelli, conta a história do bairro imperial contemplando os principais acontecimentos que atuaram na transformação urbana e econômica da região.
Com apuro gráfico e edição fine art, traz a história da ocupação do bairro que acompanhou a história política, econômica e social da cidade do Rio de Janeiro, assim como a do país.
A colonização da cidade, a vinda da família real portuguesa, o Império, a República, as mudanças da capital e os planos urbanísticos elaborados foram fatos que influenciaram diretamente a formação e o desenvolvimento da cidade e do Brasil.
São Cristóvão bairro imperial tem cerca de 40 ilustrações originais, ícones e mapas criados exclusivamente para a publicação que oferecem ao leitor a oportunidade de conhecer a história deste importante reduto cultural e histórico do Rio de uma maneira lúdica, com leitura fluida e atraente.
Entre os destaques, construções de relevância arquitetônica localizadas em São Cristóvão e que exemplificam os períodos que vão desde a ocupação jesuítica aos dias atuais, como o Centro de Tradições Nordestinas Luiz Gonzaga, a Quinta da Boa Vista, os museus do Primeiro Reinado; Militar Conde de Linhares; de Astronomia e Ciências Afins, Nacional, entre outros.