A cidade do Rio de Janeiro recebeu o título de Capital Mundial do Livro, pela Unesco, sendo a primeira em língua portuguesa a contar com a honraria.
Em comemoração a este marco, no dia 9 de agosto (sábado), a Associação Cultural Peneira realiza o Sarau Travessias, na Biblioteca José de Alencar, em Santa Teresa.
Apresentações de textos, lançamentos de livros, exposições, palco aberto e a música do duo Aline Vargas e Rafael Lorga estão na programação. O evento é aberto ao público, e acontece das 13h às 16h.
O Sarau faz parte do projeto Território Literário, desenvolvido pela Peneira na Biblioteca durante oito meses, sempre aos sábados. Por meio da literatura, com inspirações no método “Fabulações do Território”, o projeto promove um percurso formativo ao longo de quatro módulos: leitura, escrita, performatividade e publicação literária. “O destaque desta iniciativa é a força do trabalho co-criativo, onde palavras, oralidade, afetos e territórios se entrelaçam”, afirma Priscila Bittencourt, da Associação Cultural Peneira.
Projeto integra a programação do Rio Capital Mundial do Livro
O título de Capital Mundial do Livro é concedido anualmente a uma cidade que tenha demonstrado excelência em suas iniciativas de promoção literária. Guadalajara (2022), Acra (2023) e Estrasburgo (2024) já foram agraciadas. O objetivo dessa iniciativa é garantir e democratizar o acesso à leitura, com um foco especial em jovens e em comunidades mais vulneráveis.
A Associação Cultural Peneira é uma das selecionadas como Ponto de Cultura no eixo “Livro, Leitura e Literatura”, no Edital Rio Capital Mundial do Livro - Edição Cultura Viva 2024, da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro.
Sobre a Associação Cultural Peneira
Instituição sem fins lucrativos, criada na cidade do Rio de Janeiro. Atua na área da cultura, entendendo-a de forma ampla e de suma importância para o desenvolvimento social e econômico. Reconhecida pelo Ministério da Cultura (MinC) como Ponto de Cultura, a Peneira desenvolve formas inovadoras de compartilhar conhecimento e potencializar criações artísticas e culturais, valorizando a memória e saberes daqueles que constroem a cidade cotidianamente, fabulando outras territorialidades. Mais informações sobre o projeto e demais ações da instituição no www.peneira.org ou @peneira_org