ARTE E CULTURA >> Letras e Livros

  • "Sereias do Hospício", lançamento do terceiro livro de Rafael Julião na Livraria da Travessa

    Da Redação em 13 de Maio de 2022    Informar erro
    Local: Livraria da Travessa - Botafogo
    ENDEREÇO: R. Voluntários da Pátria, 97 - Botafogo
    DATA : 18/05/2022 HORA : 19h
    Rafael Julião lança, no dia 18 de maio, seu segundo livro de poesia “Sereias do Hospício”, na Livraria da Travessa de Botafogo. O lirismo do livro está completamente atravessado pela questão da loucura, por sua vez, relacionada à convivência e ao cuidado do autor com sua própria mãe, que era diagnosticada com transtorno bipolar.
     
    Assim, o universo da loucura e dos hospitais psiquiátricos, mas também as memórias afetivas e as complexidades do tema, aparecem como reelaboração de uma experiência muito pessoal, mas também muito fértil de identificações com a vida coletiva.
     
    Os poemas estão divididos em blocos temáticos ao longo do livro -  “ambulância”, “portões”, “pátio” e “janelas” - e convidam o leitor a uma jornada de cumplicidade em um trabalho que, além do domínio técnico da linguagem e do frescor poético, toca na questão da luta antimanicomial como poucos poetas o fizeram até o momento. Assim, “Sereias do Hospício” se revela um livro potente e necessário.
     
    O autor dá pistas sobre o que o leitor encontrará no livro:
     
    “O livro de poemas está centrado nas muitas manifestações da loucura, ou melhor, das falhas e dos deslizes da racionalidade. Em primeiro lugar, o livro explora os elementos míticos vinculados ao canto da sereia, isto é, aos encantamentos que nos movem a caminhar para fora dos limites da razão, em busca dos desejos, das paixões, das tentações.
     
    Há muitas referências ao universo da canção popular, que é, desde o mestrado, o meu objeto de pesquisa. A voz humana e suas manifestações artísticas, a canção popular e suas formas de gerar identificações e reforçar as identidades, sua maneira própria de atravessar as biografias e dar sentido às subjetividades e às relações de afeto, sua força de utopia coletiva, de sonho compartilhado, tudo isso aparece de forma latente ao longo dos poemas.
     
    O tema da loucura é uma chave importante do livro, mas também as questões vinculadas às instituições psiquiátricas e aos debates sobre saúde mental e luta antimanicomial. O hospício em si, mas também seus personagens, acaba sendo um elemento fundamental da obra, explorado em muitos de seus sentidos. Há, portanto, reflexões sobre os jogos amorosos, sobre as tensões sociais, sobre as contradições do desejo humano, sobre a angústia da liberdade, sobre os espaços de marginalização e exclusão, sobre a força do tempo em seu fluxo constante, sobre as memórias e as projeções, enfim, sobre a vida vivida, lembrada e imaginada”.
    Formato: 16 x 23 cm
    Páginas: 150
    ISBN: 978-85-7174-050-1
    Preço de capa: R$ 54,00
    Editora Batel

    ATENÇÃO
    Não somos responsáveis por alterações na programação.
    Recomendamos que confirmem os eventos através dos links ou telefones divulgados.
    Apenas organizamos e compartilhamos a informação.


    • ARTE E CULTURA QUE PODEM TE INTERESSAR

      Feira Literária de Tiradentes movimenta cidade histórica de Minas
      Saiba Mais
      Literatura Acessível 3.0 transforma livros multiformato em animações
      Saiba Mais
      Estudantes, professores e servidores terão bônus para compra de livros na Bienal do Livro e entrada grátis
      Saiba Mais


    • COMENTE AQUI

      código captcha

      O QUE ANDAM FALANDO DISSO:


      • Seja o primeiro a comentar este post

DIVULGAÇÃO