ARTE E CULTURA >> Música

  • Banda Sinfônica do IBME se apresentará na Rua do Lavradio para festejar os 200 anos do Dia do Fico

    Da Redação em 07 de Janeiro de 2022    Informar erro
    Banda Sinfônica do IBME se apresentará na Rua do Lavradio para festejar os 200 anos do Dia do Fico

    Banda Sinfônica do Instituto Brasileiro de Música e Educação

    Local: Em frente ao Grande Oriente do Brasil – Palácio Lavradio
    ENDEREÇO: Rua do Lavradio, 97
    DATA : 09/01/2022 HORA : 09h VALOR : grátis
    A Banda Sinfônica do Instituto Brasileiro de Música e Educação e convidados de todo o país se apresentarão neste domingo ao ar livre na Rua do Lavradio para festejar o bicentenário do Dia do Fico e inaugurar a agenda dos 200 anos de fundação do Grande Oriente do Brasil, nascido no Rio de Janeiro, berço da Maçonaria Brasileira, fundada em 1822.
     
    Após a apresentação pública da Banda Sinfônica, com regência do maestro Davi Fernandes, as cerimônias acontecerão internamente com os maçons e em outra parte com a Fraternidade Feminina.
     
    O prédio GOB originalmente seria uma escola de teatro e dança, datado de 1830. Maçons se reuniram para adquiri-lo, terra e imóvel, adequando-o para o uso das lojas maçônicas e respeitando seus costumes ao redor do mundo.
     
    A Sinfônica do Instituto Brasileiro de Música e Educação, com regência do maestro Davi Fernandes, possui 50 componentes, formado por alunos do Projetos Sociais. Criado pelo Instituto, promovendo a melhoria da qualidade de vida de jovens de 6 a 19 anos por meio da oferta gratuita de oficinas de vários instrumentos musicais e formações e orquestras, promovendo a vivência artística e cultural para os jovens atendidos.
     
    Ao longo de 2022 várias ações no campo da Cultura celebram os 200 anos do Grande Oriente do Brasil, com a realização de eventos por toda a cidade do Rio de Janeiro. 
     
    Entre os maçons históricos estão nomes como Dom Pedro I, Carlos Gomes, André Rebouças, Castro Alves, Arrelia, Visconde de Rio Branco, Jânio Quadros, Luís Gama, José de Souza Marques, Deodoro da Fonseca, José Bonifácio, Joaquim Gonçalves Ledo, inclusive acadêmicos como Rui Barbosa, Lauro Müller, Alcindo Guanabara, José do Patrocínio, Evaristo da Veiga, Casimiro de Abreu, Castro Alves, Tomaz Antônio Gonzaga, Joaquim Nabuco .
     
    Formado por 11 salas, 10 templos, a Sala do Conselho e o Templo Nobre, o Palácio Maçônico do Lavradio/Grande Oriente do Brasil é guardião de acervo pontual sobre a filosofia maçônica num primeiro momento e, mais amplamente, sobre a sociedade e a antropologia, por simbolizarem fatos que contam momentos da história em seu entendimento matriz. Foi até 1978 sede nacional do Grande Oriente do Brasil. Depois, foi transferido para Brasília.
     
    A partir de março voltam a acontecer as visitas guiadas ao palácio. Devem ser agendadas por telefone. Entre os destaques que o visitante encontra, estão o Trono de Dom Pedro I na Sala do Conselho, a grande tela histórica da Guerra do Paraguay, de Eduardo de Martino, o biombo atrás do qual a Princesa Isabel trocava de roupa, uma biblioteca de livros e, logo no saguão de entrada, três belas escultura de mármore em que representam: a Fé, a Esperança e a Caridade. A peça é toda cinzelada em mármore de Carrara.

    ATENÇÃO
    Não somos responsáveis por alterações na programação.
    Recomendamos que confirmem os eventos através dos links ou telefones divulgados.
    Apenas organizamos e compartilhamos a informação.


    • ARTE E CULTURA QUE PODEM TE INTERESSAR

      Barão Vermelho lança música inédita de Cazuza no Rock in Rio, ouça
      Saiba Mais
      Abertas as inscrições para o Festival PontaPé Musical de Maricá, saiba mais
      Saiba Mais
      Carol Dytz no Centro da Música Carioca
      Saiba Mais


    • COMENTE AQUI

      código captcha

      O QUE ANDAM FALANDO DISSO:


      • Seja o primeiro a comentar este post

DIVULGAÇÃO