O grupo carioca Veludo é um dos pilares do rock progressivo brasileiro, comparável a ícones como Os Mutantes, O Terço e Som Nosso de Cada Dia.
Formado em 1974 a partir das bandas Antena Coletiva e Penetrando por Todo Caminho, o Veludo trouxe uma nova perspectiva musical, mesclando a força do rock com a sutileza da música clássica, a música folclórica brasileira e o experimentalismo eletrônico.
Em maio de 1975, o grupo carioca Veludo, naquela época lançado como a grande revelação do rock nacional, se apresentou em São Paulo no Banana Progressyva, um autêntico festival de música progressiva brasileira. O sucesso foi tão grande que a banda, que tocou na abertura, foi convidada a voltar na noite seguinte. Essa apresentação lendária foi registrada em uma fita cassete que ficou perdida por 10 anos. Em 1985, foi lançada em CD sob o nome de “Veludo Ao Vivo”.
Quase 40 anos depois, a gravação ganha sua primeira edição em LP, assinada pela gravadora Rocinante Três Selos de São Paulo. Neste show de lançamento do vinil a banda comemora seus 50 anos de existência.