ARTE E CULTURA >> Música

  • Cia Bachiana Brasileira apresenta V Festival Bach do Rio de Janeiro 2022

    Da Redação em 26 de Abril de 2022    Informar erro
    A Sociedade Musical Bachiana Brasileira, dirigida pelo maestro Ricardo Rocha, apresenta, no mês de maio, o V Festival Bach do Rio de Janeiro.
     
    Com novidades em sua programação, sua montagem é uma realização do Prêmio Funarte Festivais de Música 2021, com a promoção e o apoio da Firjan, com seus recursos e espaços, como o Auditório Copacabana e o Teatro SESI.
     
    A V edição inclui os conjuntos de Orquestra e Coro de Câmara, palestras com espaço para perguntas e debate, cinema e no concerto a participação especial de um madrigal de convidados, apresentando três famosas obras do repertório de Bach.
     
    O concerto é um painel expressivo de quatro das maiores obras-primas do repertório coro-orquestral, que ilustra, em síntese, a história da fé do compositor.
     
    Palestras e Concerto
    O Festival começa no dia 03 com a palestra “Carta à posteridade de um coração ecumênico”, que aborda a trajetória da história da Música Ocidental dos séculos IV ao XX, apresentando a linhagem que nos levará de Bach, na Alemanha do século XVIII, até a chegada de Villa-Lobos no Brasil do século XX.
     
    Será seguida da análise da mais importante obra de toda a sua produção, a enigmática ‘Missa em si menor’, escrita quase que secretamente ao longo de 25 anos e por ele mesmo descrita como “meu testamento como músico e como cristão numa declaração só”. Pouco mais de um ano depois, Bach faleceu sem nunca tê-la ouvido, e a sua estreia aconteceu somente 106 anos após a sua morte.
     
    Palestras: 03 e 06 de maio
    Horário: 18h30
    Local: Auditório Copacabana, 13º andar da FIRJAN
     
    Concerto: 05 de maio
    Horário: 19h
    Local: Teatro Firjan SESI Centro
    Endereço: Av. Graça Aranha, 1 – Centro, Rio de Janeiro – RJ
    Ingressos: R$ 20 (inteira) e 10 (meia-entrada)
    Ingressos à venda na bilheteria do teatro ou pelo site da Sympla
    Vendas abertas:
    https://bileto.sympla.com.br/event/73022  
     
    Na quinta, dia 05, no Teatro do SESI, será a vez do Concerto Retratos Musicais de sua obra coro-orquestral, um painel de movimentos escolhidos entre obras-primas de Bach com Madrigal, Orquestra de Câmara e um Coro de Convidados.
     
    Por fim, na sexta, 06 de maio, último dia do Festival, a ideia é a de mostrar a ponte entre a música de Bach e a sua influência na brasileira. A palestra, intitulada MBC, Música Brasileira de Concerto, será seguida de filme e debate sobre esta literatura musical que o Brasil vem escrevendo há mais de 300 anos, destacando a necessidade de políticas públicas que invistam na descoberta, no resgate e na difusão deste que é um grande tesouro musical brasileiro. As palestras dos dias 03 e 06 de maio serão apresentadas pelo maestro Ricardo Rocha no Auditório Copacabana, 13º andar da FIRJAN.
     


    • ARTE E CULTURA QUE PODEM TE INTERESSAR

      Projeto Som+Eu tem inscrições abertas para aulas gratuitas de instrumentos musicais
      Saiba Mais
      Masterclasses gratuitas com grandes nomes da ópera no Theatro Municipal do Rio de Janeiro
      Saiba Mais
      Maestro Jaime Alem relança álbum raro em leilões de NFTs e nas plataformas de streaming
      Saiba Mais


    • COMENTE AQUI

      código captcha

      O QUE ANDAM FALANDO DISSO:


      • Seja o primeiro a comentar este post

DIVULGAÇÃO