O bloco Tá Pirando, Pirado, Pirou! desfila na Urca levando para a rua a pauta da luta antimanicomial e reafirmando o carnaval como espaço de inclusão, liberdade e participação coletiva.
O cortejo percorre a Avenida Pasteur, passando em frente ao Bondinho do Pão de Açúcar até chegar à Praia Vermelha, acompanhado pela bateria da Portela e com participações dos blocos Céu na Terra e Vem Cá Minha Flor.
No Carnaval 2026, o coletivo apresenta o enredo “O Cavalo Azul do Cuidado em Liberdade e a Chama Acesa de Franco Basaglia”, homenagem ao psiquiatra italiano Franco Basaglia e à militante Franca Ongaro Basaglia, referências da reforma psiquiátrica e inspiração para o movimento antimanicomial no Brasil.
O desfile marca ainda a estreia da nova alegoria do bloco, a escultura do cavalo azul, símbolo internacional da causa. A comissão de frente contará com o ator Paulo Betti representando Franco Basaglia, acompanhado da artista Rosa Brunchaft, usuária do Caps Franco Basaglia, no papel de Franca Basaglia.