ARTE E CULTURA >> Música

  • Dia da Europa terá 9 horas de programação

    Da Redação em 10 de Abril de 2019    Informar erro
    Dia da Europa terá 9 horas de programação
    Local: Dia da Europa
    ENDEREÇO: Praça Luís de Camões, Rua do Russel, S/N
    DATA : 04/05/2019 HORA : 12h às 21h VALOR : Grátis
    LINK: Clique aqui e visite o site
    Em sua 4º edição, o Dia da Europa será celebrado com 9h de programação cultural. O evento promove o encontro de culturas de diferentes países europeus. Ao apresentar não somente a pluralidade do continente, o Dia da Europa destaca através da música, gastronomia e outras atrações culturais os pontos em comum com o Brasil. Inclui música, bandas e cantores se revezando no palco.
     
    A iniciativa é da EUNIC Rio – Associação dos Institutos Culturais de países membros da União Europeia, que no Rio de Janeiro inclui: Goethe Institute, Instituto Cultural da Dinamarca, Aliança Francesa, Instituto Cervantes, British Council e Instituto Italiano di Cultura.

    O evento faz parte da Semana da Europa (SEU), celebrado em várias cidades, e destaca através da música, gastronomia e outras ações culturais os pontos em comum com o Brasil.

    A partir de meio-dia, o Dia da Europa terá atrações para diferentes gostos e idades, que acontecerão ora no palco principal, ora nos espaços reservados para cada país ou na área reservada às crianças. Os pequenos poderão aproveitar diversas atividades recreativas, minicurso lúdico de italiano, oficina de decoração de doces e contação de histórias. 

    O DJ Fabio Romano e o mestre de cerimônias Dudu Lacerda conduzem os trabalhos do palco e recebem apresentações como a do tenor Fabrizio Claussen e do pianista Tibor Fittell, do grupo de jazz francês 'Ndiaz e da Camerata Laranjeiras no formato quinteto, além das performances de dança flamenca.

    No já tradicional Quiz, serão oferecidos aos vencedores a oportunidade de bolsas parciais de estudos em módulos de línguas. O evento conta com áreas culturais onde o público poderá se informar sobre as atividades das diferentes instituições envolvidas que pautaram, especialmente
    para a ocasião, mini-aulas de francês, espanhol, italiano, tcheco, alemão, dinamarquês e sueco.

    Entre os expositores de gastronomia, a Dinamarca é representada pelas chefs Kamille Plon e Betina Lauritsen, que prepararão lunchboxes saudáveis. Dos países nórdicos, serão oferecidas bebidas como kombucha e hidromel – típica dos tempos medievais na Europa, onde diz a lenda que é a fonte dos poderes de Thor e dos deuses nórdicos. Da Espanha, o público poderá saborear a Sangria da Nat, e da Itália vem o Italia in Baratollo - massa com embutidos. A presença da França é destaque com o Marchezinho, que terá sanduíches, doces e produtos exclusivos. Tem também as Vieiras da Ilha com suas ostras frescas. E os apreciadores de produtos da Alemanha degustarão o Currywurst, uma comida típica das ruas de Berlin feito de salsicha com batatas e molho.

    Atividades - Palco Principal:

    'NDIAZ : O grupo é composto por músicos de jazz que navegam de um país para outro, de uma dança para outra, destacando a música popular da França e do mundo. Youn Kamme o seu trompete com memórias do Líbano e da Turquia; Yann Corre absorveu o forró brasileiro, Jérôme Kerihuel aperfeiçoou sua técnica de percussão na Índia, e Timothée Le Bour com o seu saxofone fecha o quarteto. 'NDiaz inventa uma música híbrida e globalizada. Confira: https://www.youtube.com/watch?v=yVg1to_a3wo
     
    DEAN DANSKE SANG : Os músicos Fabrizio Claussen e Tibor Fittel apresentam releituras de canções tradicionais dinamarquesas, tanto eruditas quanto folclóricas, usando como instrumentação básica a voz, o piano, o acordeon e o atabaque.

    CAMERATA LARANJEIRAS : A Camerata Laranjeiras é uma orquestra de cordas formada e liderada por jovens do Rio de Janeiro, que promove integração e transformação social através da música. O projeto cria uma rede colaborativa de especialistas que atuam na esfera da economia criativa, para capacitar jovens músicos de comunidades cariocas na cadeia produtiva da música, ampliando sua capacidade empreendedora. A ideia é que eles multipliquem o aprendizado nas suas comunidades e projetos. No repertório, canções dos Beatles, Baden Powell, Tom Jobim, A-ha, Kaoma, Coldplay, Tim Maia, entre outros. 

    DANÇA FLAMENCA : No palco, o brasileiro Renato Marques se apresenta junto da cia que leva o seu nome e ao lado da bailarina argentina Vanessa Dominguez. É uma oportunidade para o público compreender a cultura do flamenco, uma arte que surgiu na Espanha, mas o repertório abre espaço também para as influências cubanas. Entre os destaques, a versão flamenca para "Manhã de Carnaval", do filme 'Orfeu'. Com participação do guitarrista Pablo Vares e dos bailarinos Karime Khawaja, Milena Pessoa e Monique Houat.
    Corredor Cultural:
    Horário | 12h às 21h
    Presença dos Institutos Culturais de países como Dinamarca, França, Itália, Alemanha e Espanha, além de stands da Suíça, Suécia e Noruega. Aqui, o público poderá se informar sobre dicas de intercâmbio, cursos, e como aprender a língua no Rio. A Livraria Francesa também estará no evento.
     
    Área infantil: 
    Horário | 13h às 17h
    Para as crianças a programação também é farta e tem duração de 5h. A partir das 13h, elas poderão se divertir com o grupo Corre Cutia e seus animadores brincantes
    que prepararam várias recreações. Contação de histórias, como o “Historias y Canciones”, com Natalia Sarante, e também com o “Pé de Livro”, uma parceria da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro. Também haverá oficina de decoração de doces e “Italia dei Bambini”, uma oficina lúdica para os pequenos de 13 a 12 anos em italiano.
     
    Tenda Cultural:
    Horário | 13h às 18h
    Aprendizado básico dos idiomas italiano, espanhol, dinamarquês, tcheco, francês, alemão e sueco.
     
     
    Foto: Divulgação
     

    ATENÇÃO
    Não somos responsáveis por alterações na programação.
    Recomendamos que confirmem os eventos através dos links ou telefones divulgados.
    Apenas organizamos e compartilhamos a informação.


    • ARTE E CULTURA QUE PODEM TE INTERESSAR

      Rapper Dani Nega lança show autoral em uma série de apresentações nos SESCs do Rio de Janeiro
      Saiba Mais
      Abertas as inscrições para o Festival PontaPé Musical de Maricá, saiba mais
      Saiba Mais
      Festival da Canção Aliança Francesa: últimos dias de inscrição, prêmio é uma passagem para Paris
      Saiba Mais


    • COMENTE AQUI

      código captcha

      O QUE ANDAM FALANDO DISSO:


      • Seja o primeiro a comentar este post

DIVULGAÇÃO