Nos dias 14 e 15 de junho, a cidade serrana de Areal será palco do Distrito Bossa Nova, um projeto que reúne shows musicais, gastronomia, cervejas artesanais, exposição fotográfica, área kids e diversas atrações culturais — programação para toda a família, com entrada franca.
Entre os destaques da programação estão nomes consagrados como Leila Pinheiro, Márvio Ciribelli, Jimmy Santa Cruz e Rosana Sabença, que se apresentarão ao lado de artistas e grupos locais.
O evento
Já imaginou aproveitar um fim de semana de outono na serra, cercado pela natureza, arquitetura que remete ao Brasil colonial, tradições e vinícolas italianas, enquanto assiste a shows gratuitos celebrando um dos mais importantes gêneros musicais brasileiros: a Bossa Nova? Então é só se programar!
O Distrito Bossa Nova Areal tem patrocínio da Secretaria Especial de Integração Metropolitana do Rio de Janeiro, por meio do Programa Integra Rio, e realização da Prefeitura de Areal, através das Secretarias de Cultura e Eventos e Turismo, com produção da Contato Eventos e da Invictus Service.
Sobre o projeto Distrito Bossa Nova
Criado no Rio de Janeiro, o projeto tem como objetivo resgatar e oferecer ao público local e aos turistas o melhor da cultura brasileira, assim como acontece com os tradicionais espetáculos de tango na Argentina.
Sua primeira edição ocorreu na capital fluminense, em 2014, durante a Copa do Mundo, reunindo um público estimado de 10 mil pessoas.
Além de valorizar a música brasileira internacionalmente reconhecida, o Distrito Bossa Nova também fomenta a economia criativa, o turismo cultural e promove um novo mercado para a manutenção e renovação do gênero.
“A nossa secretaria segue na missão de promover a integração entre os municípios de todo o estado por meio do programa Integra Rio, patrocinando projetos como o Distrito Bossa Nova, que integram a população à arte, à cultura e ao conhecimento”, afirma Luis Santos, secretário Especial de Integração Metropolitana do Rio.
Programação em Areal
As atividades no Parque Julioca começam às 12h, no sábado e domingo, com abertura do espaço kids, da área gastronômica, das cervejarias artesanais e das atrações do próprio parque, que oferece trilhas ecológicas, espaços para contemplação e atividades ao ar livre.
O Parque Natural Municipal Odette de Lima Soares (Julioca) possui uma área de 2,09 hectares, sendo ideal para quem busca contato com a natureza e momentos de lazer.
“Receber o Distrito Bossa Nova em Areal é muito mais do que sediar um evento, é celebrar a nossa vocação cultural, fortalecer o turismo e movimentar a economia local com responsabilidade e sensibilidade. Minha expectativa é que esse seja apenas o início de um novo ciclo de eventos que colocam Areal no mapa dos grandes festivais do Estado do Rio de Janeiro”, destaca o prefeito de Areal, Gutinho Bernardes.
Além dos shows, haverá apresentações de dança de salão, do grupo de capoeira com os mestres Veza e Bolinha, e outras manifestações culturais locais.
Entre elas, a apresentação da Escola de Dança Nasta Abdu, com o espetáculo “Bossa Nova: Entre sons e sentimentos”, coreografado por Daniele Macedo — um mergulho na elegância da Bossa Nova, com um pot-pourri de clássicos de Tom Jobim, Elis Regina e outros ícones do gênero.
Shows de Sábado — 14 de junho
17h – Camerata de Violões Arealense: "Oito anos de história"
O grupo, que celebra oito anos como projeto social liderado por Marcelo Almeida, já foi premiado pelo Estado do Rio de Janeiro e prestigiado por artistas como Flávio Venturini, Caetano Veloso, Lulu Santos e Chico Chico.
19h – Rosana Sabença
Cantora carioca com carreira desde os anos 80, conhecida pelo seu swing passeando pela MPB, Jazz e Bossa Nova. Apresentará repertório da turnê “Sabença Plural”, além de sucessos gravados com nomes como Azymuth, Wilson das Neves, Roberto Menescal, entre outros.
21h – Leila Pinheiro Trio
Acompanhada por Itamar Assiere (teclado), Marcio Bahia (bateria) e Rômulo Gomes (baixo), Leila apresenta clássicos da música brasileira e da Bossa Nova, incluindo canções de Tom Jobim, Carlos Lyra, Vinícius de Moraes, Roberto Menescal e Marcos Valle, além de sucessos próprios como “Coisas do Brasil” e “Besame”.
“Estou muito feliz de voltar a cantar em Areal, um dos primeiros lugares onde me apresentei. Tenho certeza de que será lindo esse show que levo para o Parque Julioca, cantando a Bossa e a música brasileira eterna que eu e meu público amamos tanto”, diz Leila Pinheiro.
Shows de Domingo — 15 de junho
17h – “O Encontro”
Reunião da Orquestra de Cordas e da Camerata de Violões Arealense, lideradas por João Gumury e Marcelo Almeida, respectivamente. O repertório inclui músicas de Alceu Valença, Zé Ramalho e Cazuza.
19h – Jimmy Santa Cruz Quarteto Show
Apresentando o espetáculo “Rio Samba Bossa”, com interpretações de clássicos de Cartola, Ary Barroso, Roberto Menescal, Milton Nascimento, Paulinho da Viola e Tom Jobim.
21h – Márvio Ciribelli
Show em homenagem a Sérgio Mendes, um dos maiores divulgadores da Bossa Nova no mundo, especialmente nos Estados Unidos. Márvio será acompanhado pela cantora Sheila Sá e pelos músicos Cadu Pontes e Flavinho Santos.
“Em 2025, o Distrito Bossa Nova está ganhando a estrada. Já passamos com muito sucesso por Niterói e, agora, vamos levar shows de grandes artistas para Areal. Para os próximos meses, já estão programadas passagens por outras cidades fluminenses. Esse circuito é essencial para manter viva a cultura brasileira através desse gênero que é reconhecido mundialmente”, afirma Monique Santos, diretora da Contato Eventos.
A Bossa Nova
O movimento surgiu no final da década de 1950, especialmente a partir de 1958, na Zona Sul do Rio de Janeiro, sob a liderança de João Gilberto e outros jovens músicos da classe média carioca.
Os primeiros acordes surgiram na trilha sonora da peça “Orfeu da Conceição”, composta por Tom Jobim e Vinícius de Moraes, em 1956, com a icônica “Se Todos Fossem Iguais a Você”.
Reuniões musicais em apartamentos de Copacabana, como o de Nara Leão, também marcaram o nascimento do gênero, reunindo compositores como Billy Blanco, Carlos Lyra, Roberto Menescal, Sérgio Ricardo, Chico Feitosa, Luiz Carlos Vinhas, Ronaldo Bôscoli, entre outros.
A principal característica da Bossa Nova era a simplicidade, com uma releitura intimista do samba tradicional, utilizando violão, piano, percussão e baixo, em vez das grandes orquestras.