ARTE E CULTURA >> Música

  • Encontro de Violeiros tem várias atrações no Centro da Música Carioca

    Da Redação em 15 de Maio de 2023    Informar erro
    Encontro de Violeiros tem várias atrações no Centro da Música Carioca
    Local: Centro da Música Carioca Artur da Távola
    ENDEREÇO: Rua Conde de Bonfim 824, Tijuca
    DATA : 20/05/2023
    Dentro da programação do 5º Encontro de Violeiros do Rio de Janeiro, o Centro de Referência da Música recebe extensa atividade ao longo do sábado. Com apresentações no jardim e no casarão histórico. Confira!
     
    Programação

    Show Caaipura Canta e Toca o Brasil Caipira
    Data: 20/05 – Sábado
    Horário: 14h (jardim)
    Ingresso: gratuito
    Classificação livre
     
    O repertório será basicamente de musicas autorais inspirado no universo caipira, cantadas e instrumentais. Fará parte do repertório músicos que influenciam o grupo, como Renato Teixeira, Rolando Boldrin, Gedeão da viola e Almir Sater.
     
    Um som contagiante, Caipira e moderno!
     
    Thiago Pires - Ara pô o Show
    Data: 20/05 – Sábado
    Horário: 15h30h (salão nobre)
    Ingresso: gratuito
    Classificação livre
     
    O show Ara Pô surge da pesquisa de mesmo nome de Thiago Pires realizada entre os anos de 2017 e 2022. Esse trabalho culminou em uma dissertação de mestrado pela Escola de Comunicação e Artes da USP (Universidade de São Paulo) com orientação do pesquisador e violeiro Ivan Vilela. 
    Nessa pesquisa o violeiro Tião Carreiro tem sua discografia analisada com o objetivo de destacar músicas que fazem menção às religiosidades de Terreiro no Brasil, também conhecidas a partir das religiões de matriz afro-brasileira. 
     
    No show o pesquisador e músico Thiago Pires apresenta parte do repertório levantado na pesquisa como resultado artístico do trabalho.  Uma das conclusões da pesquisa é que a música caipira, a partir das letras de suas canções, se configura um “espaço” de expressão desse tipo de religiosidade junto do Catolicismo Popular. 
    Para além do show, a temática fomenta reflexões e debates importantes sobre as representações e imaginários construídos sobre os tipos caipiras. É assim que o artista pode dividir esse conteúdo em dois momentos, sendo um momento uma palestra e outro o show.
     
    Viola com Elas
    Data: 20/05 – Sábado
    Horário: 17h - Teatro
    Ingresso: gratuito
    Classificação livre
     
    Traz a junção das três mais fortes vertentes da Viola Caipira: o tradicional e o contemporâneo e o "modão". Executado pelas mãos de três Violeiras: Vitória da Viola, Mel Moraes e Carol Viola.
     
    Massapê Samba de Roda
    Data: 20/05 – Sábado
    Horário: 18h30 (jardim)
    Ingresso: gratuito
    Classificação livre
     
    Encontro de viola machete, canto, dança, violão e percussão para reverenciar a cultura do samba de roda do Recôncavo Baiano e celebrar o legado de mestras e mestres como Dona Dalva Damiana, João do Boi, Zé de Lelinha, Dona Nicinha, Zeca Afonso e Aurino de Maracangalha. A apresentação visita ainda o repertório de artistas que inspiram-se nessa rica manifestação da cultura popular, a exemplo de Caetano Veloso, Roberto Mendes, Maria Bethânia, Roque Ferreira, Mariene de Castro, Raimundo Sodré e Jorge Portugal. 
     
    “Vamos cantar na palma da mão e sambar miudinho as chulas” (denominação presente principalmente em Santo Amaro da Purificação e São Francisco do Conde), o barravento (como é conhecido na região de Cachoeira e São Félix) e também o samba corrido, espalhado por várias cidades da Bahia.
     
    Roberto Corrêa
    Data: 20/05 – Sábado
    Horário: 20h - Teatro
    Ingresso: gratuito
    Classificação livre
     
    O violeiro Roberto Corrêa realiza apresentação artística com a viola caipira e a viola de cocho. Os instrumentos, característicos da região interiorana brasileira, ganham uma abordagem moderna e sofisticada, sem perder suas referências tradicionais. O repertório, composto por músicas instrumentais e cantadas, contempla composições próprias de Corrêa e arranjos de clássicos para temas da cidade e do sertão.
     
    Com requinte técnico, o show une memórias sonoras, atavismos e referencias regionais, enaltecendo a cultura interiorana. Ao longo da apresentação Roberto contextualiza os instrumentos e aspectos de suas tradições. 

    ATENÇÃO
    Não somos responsáveis por alterações na programação.
    Recomendamos que confirmem os eventos através dos links ou telefones divulgados.
    Apenas organizamos e compartilhamos a informação.


    • ARTE E CULTURA QUE PODEM TE INTERESSAR

      Barão Vermelho: de volta ao Rock in Rio para celebrar 40 Anos de Festival
      Saiba Mais
      Inscrições para o 3ª Festival PontaPé Musical terminam na sexta 04/10
      Saiba Mais
      Rio Jazz Fest: encontros musicais inéditos na Marina da Glória
      Saiba Mais


    • COMENTE AQUI

      código captcha

      O QUE ANDAM FALANDO DISSO:


      • Seja o primeiro a comentar este post

DIVULGAÇÃO