Fundado há 20 anos pelo baterista do Barão Vermelho, Guto Goffi, para o ensino de ritmos de percussão e venda de instrumentos musicais, o Maracatu Brasil reabre pós-pandemia como um centro multicultural comandado por André Hernandez, o Dedé da Maracatu, filho de Guto.
Com previsão de inauguração no dia 01 de novembro e com uma pegada moderna e totalmente reorganizada para os novos tempos, o Centro Cultural Maracatu Brasil terá muitas novidades. Além de ampliar seu alcance através de aulas virtuais, a casa oferecerá estúdio, cinema, exposições, palestras, bar e restaurante. Tudo com a temática afro-urbana e a predominância dos instrumentos de percussão.
A área gastronômica terá café da manhã, almoço e lanches com comida brasileira, produtos sustentáveis da Amazônia e orgânicos e à noite drinks agroecológicos, sanduíches e petiscos. Tudo regado a uma variedade de cervejas artesanais e especiais.
“Queremos atingir as pessoas propagadoras de ações integrando a cultura afro-brasileira”, diz Dedé. Aos 35 anos, cheio de planos, ele conta que a casa passou por uma reforma geral para se adaptar à nova destinação dos espaços além da construção de uma cozinha.
O novo Maracatu Brasil tem ambiente aberto ou refrigerado com telões de última geração para festas e recepções. O pátio ganhou um altar com a imagem da Mestra Joana Cavalcanti que fez a fusão de vários maracatus.
Os espaços poderão ser alugados por hora ou por dia, inclusive para aniversários e eventos comemorativos.
Na frente da casa, a loja de instrumentos de percussão agora também inclui bateria e lutieria tendo à frente Fabiano Txai, tido como o maior lutier do Brasil.
Outra novidade é que a Maracatu Brasil terá uma sede social no Parque do Flamengo ocupando o Teatro de Arena e o "bosque" atrás da Marina da Glória. Neste local, acontecerão ensaios blocos com distanciamento e aulas ao ar livre.
Cabe ainda destaque para a plataforma de ensino virtual com aulas gratuitas e pagas de percussão, música, dança, canto, entre outros. Inclusive com bolsas mediante seleção prévia.
Desde 2005, o Maracatu mantém uma parceria com a Samba Jacaré, uma produtora do músico francês Gilberto Carrera com a AFDAS, um órgão de gestão cultural também francês.
Assim é possível receber jovens músicos franceses para estudar ritmos de percussão brasileiros na escola e com agremiações de carnaval como o Monobloco. "Eles voltam para seu país e viram propagadores da música brasileira, em especial a percussão e ritmos afrobrasileiros", conta André. Ele destaca que o último curso foi gerenciado pelos músicos Hamilton de Holanda e Marcelo Caldi.
A parceria com a AFDAS deu tanto certo que acabou de ser renovada mais três anos.
Agenda Bafafá é fã desse espaço musical, democrático, que respeita as diferenças e valoriza a cultura, especialmente a brasileira. Sucesso!