Inaugurado em agosto de 2017, o Espaço Catete está dando o que falar. O lugar conquistou o público com rodas de samba da melhor qualidade reunindo nomes como Moacyr Luz, Paulão 7 Cordas, Pretinho da Serrinha e Nego Álvaro. Entre os grupos, Galocantô, Moça Prosa, Terreiro de Breque, Pede Teresa, Sambastião e Jequitibá do Samba (foto). E o melhor: não cobra ingresso. Localizado num antigo estacionamento, o Espaço Catete é fruto da ideia de William Caldas, amante do samba e morador do bairro. Ele explica que o lugar supre uma carência que o bairro tinha de encontros de samba de raiz. “Aqui temos segurança, fácil acesso e área coberta”.
O local vende cervejas comuns e artesanais, quatro tipos de tiragostos, caldos e sopas, churrasco no espeto ou fatiado, pizzas e salgados. Mensalmente, o espaço abriga encontros da Velha Guarda do Catete, composto por sambistas da região. A partir de abril vai sediar também encontros gastronômicos, entre eles o Samba com Arte e Ziriguindum e eventos de chorinho e jazz. Durante a Copa do Mundo será montado um telão para o público assistir as partidas do Brasil seguido de rodas de samba. Por enquanto funciona de quinta a domingo sempre com término às 22h.
O Espaço Catete é um lugar despojado, sem luxo. Luxo é a programação musical com o melhor do samba do Rio de Janeiro. Vale muito conferir. Palavra do Bafafá!
Foto: Cris Vicente/Divulgação