A 16ª edição do Festival da Canção Aliança Francesa abre inscrições gratuitas, no Dia Nacional da Festa Francesa, dia 14 de julho até o dia 31 de agosto, para cantores amadores e profissionais, com transmissão da final nacional nas redes sociais das Alianças Francesas.
O vencedor será premiado com uma viagem para Paris com bilhete Air France e um passe para o MaMA Festival & Convention, maior encontro francês da indústria musical na França.
O Festival conta também com o apoio do Chez Georges, que oferece o prêmio de 2º lugar, da Embaixada da França no Brasil, do Institut Français e de What the France - Xique, revista digital sobre a produção musical francesa. Além da premiação decidida pelo júri oficial, haverá também a premiação do público, oferecida pelo Club Med, e escolhida através de voto popular.
O finalista mais votado pelo público ganha duas diárias de hospedagem em uma unidade Club Med no país. Os interessados poderão se inscrever no site oficial do festival:
http://festivaldacancaoaf.com.br
Nesta 16ª edição, a artista convidada como madrinha foi a cantora franco-canadense Mélissa Laveaux. Ela irá participar de trocas com os participantes com o objetivo de ajudar na preparação para as etapas semifinal e final, contribuindo também para o desenvolvimento da carreira musical de cada artista. Esse trabalho será feito através de MasterClasses e encontros virtuais com os selecionados para as semifinais e a final nacional.
O concurso é gratuito e aberto a cantores amadores e profissionais e visa promover a descoberta de novos talentos e divulgar a diversidade do repertório musical em francês. Para participar, não é necessário o domínio da língua francesa, o importante é caprichar na interpretação e na pronúncia.
Poderá participar do concurso toda pessoa de nacionalidade brasileira e maior de 18 anos (no caso de algumas cidades é permitida a participação de residentes estrangeiros, consulte o regulamento completo no site para saber mais).
Cada candidato só poderá se inscrever uma vez com uma música, sendo vedada a utilização de pseudônimos, sob pena de desclassificação sumária. Serão julgados os quesitos: afinação; ritmo; interpretação (capacidade de transmitir os sentimentos evocados pelo texto e a música); pronúncia; postura cênica e originalidade.