As águas serão o fio condutor da nova edição do FASA – Festival de Artes e Saberes das Águas, que abre sua programação no próximo domingo, 5 de outubro, no MAM Rio e arredores, com um dia inteiro de atividades gratuitas.
Idealizado e dirigido por Pablo Castellar, o festival chega à sua segunda edição como espaço de diálogo entre arte, educação e sustentabilidade. A proposta é refletir sobre a relação das comunidades com rios, mares e cachoeiras, transformando saberes em experiências artísticas.
A abertura será às 9h, com o Passeio FASA, uma caminhada performática guiada pelo arquiteto paisagista Eduardo Barra, pelos jardins do Aterro do Flamengo e os espelhos d’água do MAM, acompanhada de música e dança.
A partir das 11h, começam as oficinas, feiras de gastronomia e artesanato, seguidas por rodas de conversa e apresentações artísticas. Entre os destaques: Costurando Histórias (13h), Tambores de Olokun (14h), Gigantes de Mangaratiba (15h), Canarinhos de Petrópolis (16h) e, no encerramento, às 17h, o Leo Gandelman Quarteto apresenta a obra inédita O Saber das Águas.
Além da etapa carioca, o FASA 2025 também chegará a Mangaratiba e Paraty em novembro, valorizando as tradições locais ligadas às águas.
PROGRAMAÇÃO COMPLETA:
9h – Caminhada performática (Nos arredores do MAM);11h – Contação de histórias com o Costurando Histórias (Bloco Escola)
11h às 12h30 – Palestra (Cinemateca do MAM)
Tema: As artes como forma de despertar a consciência ambiental Com: Leo Gandelman e Eduardo Barra, mediação de Pablo Castellar
12h às 19h – Junta Local (Jardim do MAM)
12h às 17h – Feira de Artesanato e Saberes das Águas (Jardim do MAM)
13h30 às 15h – Cortejo Gigantes de Mangaratiba (Aterro até o MAM)
13h às 14h – Oficina de cestaria com Sueli Martins (Bloco Escola)
14h15 às 15h15 – Oficina de confecção de adereços com escamas de tainha, com Andréa Garrido (Bloco Escola)
15h às 16h – Tambores de Olokun (Jardim do MAM)
16h às 16h40 – Canarinhos de Petrópolis (Palco no Pilotis)17h às 18h – Oficina de danças populares com Tambores de Olokun (Jardim do MAM)
18h às 19h – Leo Gandelman Quarteto (Palco no Pilotis)