Mais do que um projeto de música instrumental, o FESTIVAL INSTRUMENTAL MULAMBO JAZZAGRÁRIO é um movimento em homenagem ao ativismo do multi-instrumentista carioca Fernando Grilo, que faleceu precocemente aos 22 anos, em 2015, quando viajava para fazer uma parceria com o percussionista Naná Vasconcelos, e influenciou uma geração de músicos, produtores e agitadores culturais da cena música instrumental independente e suburbana do Rio de Janeiro.
Através de iniciativas como "Jazz na caixa" (na Vila Aliança, em Bangu), "Realengo of Jazz" (no Viaduto de Realengo), e a "Oficina de música criativa (em Manguinhos, Benfica), agitando a cena musical dos subúrbios da cidade com uma caminhada militante a favor da visibilidade da cena instrumental periférica, Grilo atingiu espaços marcados pela violência policial e abandono do estado, alimentando sons de qualidade de modo acessível e gestando assim uma rede de possibilidades para músicos das favelas e guetos.
Pois ao longo de seus quatro anos, o MULAMBO JAZZAGRÁRIO, festival batizado com o nome da banda de Grilo, vem se tornando uma ferramenta de resgate das narrativas sonoras marginais e busca servir como janela de visibilidade para a música instrumental periférica criada e potencializada nos subúrbios do país, que muitas vezes não alcança os grandes centros e a grande mídia, visto que o gênero é estigmatizado como algo hermético e elitista, mesmo com a popularização de ritmos como o choro e o samba-jazz.
As apresentações, que foram todas gravadas no início de março, na Arena Hermeto Pascoal, em Bangu
PROGRAMAÇÃO
10 DE ABRIL, SÁBADO
16h - MBÉ
Nascido e criado na favela da Rocinha, MBÉ (palavra yorubá que significa “existir”), é o nome que carrega o projeto solo de Luan Correia, que é músico, pesquisador, produtor cultural/musical e engenheiro de som ligado à cena da música experimental carioca, um dos redutos habitualmente mais brancos do jazz. É integrante do circuito da casa de shows e estúdio Audio Rebel e de suas noites experimentais, a Quintavant, e lançará em breve seu primeiro álbum pelo selo de mesmo nome. Sua apresentação no festival é feita apenas com um computador e mesa de som.
17h - CAIO OICA E UM PERRENGUE CHIC
O grupo no bairro de Ricardo de Albuquerque, Rio de Janeiro, tem a musicalidade que representa bem a cara do subúrbio carioca ligada ao movimento Black Rio e à música negra. Jazz, soul, neosoul e fusion se reúnem em levadas dançantescriado.
18h - LARANJAZZ CONVIDA MAURICIO PAZZ
Laranjazz é um trio da cena contemporânea de jazz carioca, formado na Lapa. A curadoria os convidou a uma performance conjunta com o paulista Maurício Pazz, hábil muiti-instrumentista das cordas — violão tenor, guitarra e bandolim. Com influências que vão do choro ao jazz, espraiando para ritmos de matrizes africanas presentes em diversas vertentes da música brasileira, Maurício integra a banda de nomes como Chico César e Luedji Luna. Neste encontro entre Rio-SP fazem releituras de clássicos da música brasileira e do mundo, como Moacyr Santos, João Donato e Chick Corea. Um elogio ao repertório clássico com o frescor de mãos contemporâneas em suas releituras.
20h - AMARO FREITAS
Considerado como uma das revelações do jazz contemporâneo brasileiro por sua singular mistura do estilo com ritmos populares como frevo e maracatu, o pernambucano Amaro Freitas pode ser visto como a expressão do que o Mulambo Jazzagrário se propõe. Nascido em uma família que sequer tinha como pagar suas aulas no conservatório, quanto mais ter um piano, Amaro é hoje não só um dos nomes mais elogiados do gênero no Brasil, mas tem colhido também relevantes elogios pelo mundo afora. “Além de sua música ser revolucionária, sua postura também, deixando claramente de lado qualquer possível egotrip do artista de sucesso, o que pôde ser observado no palco e bastidores do festival”, comenta Nathália. A princípio com a apresentação programada para 30 minutos, Amaro pediu para que o tempo fosse prolongado, o que dá ao público uma hora de sua música.
22h - ZONA OESTE INSTRUMENTAL CONVIDA CARLOS MALTA E DJALMA CORRÊA
“Um dos pontos altos do festival”, diz a curadora Nathália. O grupo Zona Oeste Instrumental, como o próprio nome diz, é formado por músicos de jazz da região que se reuniram pela primeira vez em 2015, na série de shows “Contemporâneos”, da FUNARTE, com organização de Fernando Grilo, para um show em conjunto com Djalma Côrrea, um dos grandes nomes da percussão nacional. A apresentação se repete agora, no Mulambo Jazzagrário, com participação especial do flautista Carlos Malta, outro dos grandes nomes da música instrumental do País.
11 DE ABRIL, DOMINGO
16h - JOVEM PALEROSI + JEOLÍONAIZ
Outra jam proposta pelo festival, desta vez reunindo dois projetos de São Paulo: Jovem Palerosi, músico, produtor musical e artista multimídia que mistura jazz, música eletrônica e ritmos regionais brasileiros e já colaborou com diversos artistas da cena instrumental e eletrônica, com Jeolíonaiz, dupla formada por Jerona Ruyce e Fabio Olí, de Diadema, interior do estado, que funde jazz a ruídos cotidianos em improvisações com instrumentos percussivos, sopros e bateria no que chamam de “ciência do acaso”. O show em conjunto é todo costurado por performances usando máscaras feitas por elementos reciclados e figurinos elaborados em uma apresentação teatral.
17h- DO NADA + MARIA BONITA
Um encontro proposto pelo festival entre o trio Do Nada, de Bangu, que com sua longa caminhada é uma referência na formação de outros grupos e artistas do subúrbio. Sua musicalidade funde o jazz a outros gêneros como o rock e o manguebeat pernambucano. No show, convidam a cantora e compositora Maria Bonita, outra figura importante na cena da região.
18h - LATA DOIDA
Banda de Realengo que acompanha o festival desde seu início, nascida de um projeto social que transforma sucata em instrumentos musicais. Os instrumentos, que podem não ser levados a sério num primeiro momento, surpreendem muito em sua musicalidade. Sua apresentação está muito ligada à tradição oral, em contações de histórias, geralmente feitas por mulheres, que integram as apresentações.
20h - DEMBAIA
Grupo composto por cinco mulheres no bairro Lins, Rio de Janeiro, que fazem um resgate das tradições africanas, especialmente da música e corpo. A apresentação conta com uma orquestra de tambores e performances de expressões do candomblé e outros elementos negros. “O show foi incrível, o que mostra o quão realmente precisamos ter mais mulheres no festival”, diz Nathália.
Curadoria: Nathália Grilo e Roberto Barrucho
Produção Executiva: Roberto Barrucho
Coordenação de Produção: Nathália Grilo
Captação de Som: Alberto Ferreira e Thiago Frazão
Mixagem: Alberto Ferreira, Gabriel Marinho e Clã Records
Captação de Imagem: Rádio Escada
Direção de Fotografia: Daniel Santos