A sede da Orquestra Petrobras Sinfônica, na Fundição Progresso, será o ponto de encontro da música no Rio de Janeiro durante a quinta edição do Festival Música que Transforma.
Com entrada gratuita, o evento reúne apresentações, mesas-redondas e masterclasses, destacando a música como ferramenta de transformação social. A realização é da Academia Juvenil da Orquestra Petrobras Sinfônica.
A programação começa com uma apresentação dos jovens músicos da Academia Juvenil e segue com uma mesa-redonda sobre os desafios da formação musical em comunidades populares, reunindo representantes de projetos como Agência do Bem, Projeto Aprendiz e Solar Meninos de Luz. No período da tarde, acontecem masterclasses de violino e flauta com músicos da Orquestra Petrobras Sinfônica e do Conservatório de Juiz de Fora.
Entre os destaques do segundo dia está a palestra “Parescências – a mistura musical como ampliação estética e profissional”, com o compositor e diretor musical Tim Rescala. Também estão previstas masterclasses de contrabaixo e trompa, conduzidas por músicos da Orquestra Petrobras Sinfônica e da Orquestra Sinfônica Brasileira.
“O Festival Música que Transforma não tem esse nome por acaso. Ao longo dos mais de 10 anos da Academia, descobrimos que a transformação de vidas através da música é a nossa energia”, destaca Monique Andries, coordenadora do Educativo e da Academia Juvenil.
O evento reafirma o compromisso da Orquestra Petrobras Sinfônica com a formação de novos talentos e a democratização do acesso à música de concerto.
Mais informações: https://petrobrasinfonica.com.br/academia-juvenil/
Programação
26/04 – SÁBADO
9h – Abertura e Apresentação musical
Duo de Violinos: Joachim Jardim e Luyza Souza (egressos da Academia Juvenil)
Piano: Elisa Wiermann
9h45 – Mesa-redonda: “Desafios na formação musical de jovens de classes populares”
com Vitor Damiani (Agência do Bem), Luiza Carino (Projeto Aprendiz) e Alessandra Almeida (Solar Meninos de Luz). Mediação de Monique Andries (Academia Juvenil)
13h – Masterclass – Violino
com Luísa de Castro (Orquestra Petrobras Sinfônica/OSN)
15h – Masterclass – Flauta
com Estêvão Teixeira (Conservatório de Música de Juiz de Fora)
27/04 – DOMINGO
10h – Palestra
“Parescências – a mistura musical como ampliação estética e profissional”, com Tim Rescala
13h – Masterclass – Contrabaixo
com Rodrigo Favaro (Orquestra Sinfônica Brasileira/UFRJ)
15h – Masterclass – Trompa
com Philip Doyle (Orquestra Petrobras Sinfônica/UFRJ)