Em sua 4ª edição, o Festival Toca busca valorizar a diversidade da nossa música em todas as suas variações, oferecendo ao público programação diversificada e de qualidade, enaltecendo o protagonismo feminino.
Realizado em diversos pontos da cidade, no CCBB, a programação prevê shows e intervenções musicais espalhadas pelo prédio, sessões de cinema e palestras
Toca Autoral – mostra de mulheres compositoras:
O Centro Cultural Banco do Brasil será palco da Toca Autoral: uma mostra de mulheres compositoras com foco na música instrumental, de quinta a domingo, 17 a 20 de agosto.
17/08, quinta
Apresentação (Teatro I)
19h30, Quarteto Toca Emmbra
Sobre: O Emmbra é um projeto de compilação de composições feitas por mulheres brasileiras atuantes na cena instrumental do país.
18/08, sexta
Intervenções (Térreo)
17h, Som da Vida
Sobre: O SOM DA VIDA é uma intervenção solo de Lucas dos Prazeres, um triálogo entre a voz, a dança e a percussão, em um passeio pelas manifestações da cultura popular, naquilo que se tem de mais sublime, na pureza de sua essência, perpetuando a memória de um Brasil ancestral afrofuturista.
Apresentação (Teatro I)
19h30, Joana Queiroz (Quarteto)
Sobre: Joana é compositora e multi-instrumentista brasileira. Toca clarinete, clarone, saxofone, percussão, flauta e piano
19/08, sábado
Intervenções (Térreo)
12h30, Orquestra Sinfônica Juvenil Chiquinha Gonzaga
Sobre: Com o intuito de ampliar a representatividade e a diversidade das instrumentistas femininas, a Orquestra Sinfônica Juvenil Chiquinha Gonzaga nasce em 2021. Formado exclusivamente por meninas – crianças e jovens, alunas da rede pública de ensino do Rio de Janeiro. O grupo simboliza a luta feminina e incentiva a reflexão sobre questões de equidade de gênero e seu repertório passeia por obras nacionais e internacionais.
Apresentação (Teatro I)
18h, Duo Gisbranco
Sobre: Gisbranco é um duo musical brasileiro formado pelas pianistas Bianca Gismonti e Claudia Castelo Branco. Interpretam músicas de Moacir Santos, Chico César, Egberto Gismonti, Hermeto Pascoal, Astor Piazzolla, além de composições próprias.
19h30, Carol Panesi – “Natureza é Casa”
Sobre: Carol é violinista, trompetista, compositora e arranjadora.
20/08, domingo
Intervenções (Térreo)
13h - Gigantes Sonhadoras
Sobre: Gigantes Sonhadoras é uma intervenção cênico musical que surgiu a partir da pesquisa de Raquel Potí sobre seres encantados.
17h - Octeto Feminino do Brasil
Sobre: Em meio a um cenário mundial desfavorável para as artes performáticas por causa da pandemia do COVID-19 nasce o Octeto Feminino do Brasil, um grupo camerístico que une trompistas brasileiras de diferentes partes do país, revelando a conquista do lugar da mulher no campo da música de concerto brasileira.
Apresentação (Teatro I)
18h - cAis - lançamento do álbum "Entre Rios"
Sobre: O quarteto cAis promove uma obra com amplos diálogos musicais expandidos de um fazer artístico de mulheres que se transformam no processo e que buscam a liberdade.
Programação musical:
17/08, quinta
19h30 - Quarteto Toca Emmbra
18/08, sexta
19h30 - Joana Queiroz Quarteto
19/08, sábado
18h - Duo Gisbranco
19h30 - Carol Panesi – “Natureza é Casa”
20/08, domingo
18h - cAis Quarteto