Criado em 2000 por músicos e jornalistas frequentadores do bar Bip Bip, em Copacabana, o Rancho Carnavalesco Flor do Sereno nasceu com a proposta de resgatar a tradição dos antigos ranchos carnavalescos do início do século XX, precursores das escolas de samba.
O compositor Elton Medeiros foi mentor do grupo e o bar Bip Bip, comandado por Alfredo Melo, tornou-se o ponto de encontro que impulsionou a criação do rancho. Nos dois primeiros anos, o desfile aconteceu na Avenida Atlântica. A partir de então, o grupo passou a se apresentar em locais fixos até 2013, primeiro na Rua Almirante Gonçalves e depois novamente na orla de Copacabana.
O repertório do Flor do Sereno é fruto de pesquisa dedicada às marchinhas e canções ligadas aos antigos ranchos, incluindo composições pouco conhecidas do grande público.
Em 2001, o desfile apresentou três marchas: “Rancho Flor do Sereno”, de Samuel Araújo (Samuca); “Regresso da Flor”, de Jayme Vignoli e Aldir Blanc; e “Marcha Regresso”, de Elton Medeiros, Maurício Tapajós e Cacaso. No ano seguinte, Elton Medeiros compôs novas marchas para o desfile realizado na orla de Copacabana.