Inovando nas apresentações virtuais, Foli Griô Orquestra estreia um show sobre as águas, o “Flutua” é pura ousadia e contemplação e estreia nesta sexta, dia 21.
Na terça seguinte, 25, será a vez de abrir o microfone para as equipes de audiovisual, som e produção contarem um pouco sobre os bastidores dessa gravação.
E o clipe da faixa “Ialebedia” (parceria de Foli Griô e Saky Tchebe Bertrand) chegará na outra sexta, dia 28 de maio. Tudo sempre às 20h no site da banda
www.foligrio.com/flutua
O show foi registrado em cima de uma balsa cor de rosa, durante um belíssimo cair do sol na Lagoa de Saquarema, com os dez integrantes da Foli Griô flutuando junto com as melodias.
O que se ouve é o repertório do álbum “Ajo”, o primeiro da orquestra, que foi, inclusive, um dos concorrentes ao Grammy Latino 2019, tamanho o valor sonoro do disco, que mistura o afrobeat às manifestações populares brasileiras.
Mas, para além da música, “Flutua” é um convite impactante aos olhos para que repousem em imagens poéticas, que trazem o horizonte, o azul da lagoa e do céu e o sol aceso às telas do público, exausto de tanto isolamento social.
Niyate, da Peixa Música, idealizadora do projeto flutuante e produtora da orquestra, se mudou para Saquarema nesta pandemia, junto com parte da Foli Griô. O objetivo era diminuir o custo de vida mas, ao chegar na pequena cidade, encontraram o paraíso e a produtora quis ousar.
Formada por jovens atentos às invenções do nosso tempo, a Foli Griô vai vender parte dessas gravações em áudio e vídeo exclusivas através da NFT (Non-Fungible Tokens), tecnologia que permite a comercialização e a garantia de propriedade de arquivos digitais.
Foto: João Serra