O cavaquinista, compositor e pesquisador Henrique Cazes apresenta o espetáculo “50 anos de cavaquinho: o som e as histórias” na Acaso Cultural, reunindo repertório que percorre o choro, a música popular brasileira e diferentes influências estéticas que marcaram sua trajetória.
Reconhecido como um dos principais solistas do instrumento no país, Cazes construiu ao longo de décadas uma linguagem própria para o cavaquinho, transitando entre o repertório clássico e popular. Em sua formação convivem referências que vão de Bach e Vivaldi aos Beatles, passando por Piazzolla e mestres do choro e do samba.
O concerto terá a participação dos filhos Pedro Cazes, no violão, e Leonardo Cazes, na percussão e na condução das entrevistas que integram a apresentação. No programa, obras de Pixinguinha, Waldir Azevedo, Hermeto Pascoal, Garoto, Noel Rosa e Radamés Gnattali, além de composições autorais.
Autor dos “12 Estudos para Cavaquinho Solo” e responsável pela implantação do primeiro bacharelado em cavaquinho da Escola de Música da UFRJ, Henrique Cazes também soma mais de 160 trabalhos como produtor e arranjador. O espetáculo apresenta um recorte de sua produção desde o lançamento do primeiro disco solo, em 1988, destacando um olhar contemporâneo sobre o choro a partir do domínio da tradição.