ARTE E CULTURA >> Música

  • Jazz na Feira Rio Antigo

    Da Redação em 01 de Junho de 2022    Informar erro
    Jazz na Feira Rio Antigo
    Local: Jazz na Feira Rio Antigo
    ENDEREÇO: Rua do Lavradio (Praça Emilinha Borba)
    DATA : 04/06/2022
    DATA : 11/06/2022
    DATA : 18/06/2022
    DATA : 25/06/2022
    DETALHES: A partir das 16h
    Junto à Praça Emilinha Borba músicos profissionais se apresentam tendo em comum o amor incondicional ao jazz. Animando a feira Rio Antigo, uma das melhores feiras da cidade. 
     

    Para dar início ao Lavradio Musical, neste sábado, 4 de junho, tem muito choro com o grupo Pixin Bodega. Formado por experientes instrumentistas, desde 2009, o grupo homenageia um dos maiores mestres da música popular brasileira: Alfredo da Rocha Viana Filho, mais conhecido como Pixinguinha.
     
    Outros ícones que influenciam a sonoridade do grupo são Jacob do Bandolim, Altamiro Carrilho, Waldir Azevedo e K-Ximbinho.
     
    O repertório passeia por clássicos do choro e também explora peças não tão conhecidas do gênero, em versões que flertam com o jazz, o tango, o frevo e a funk music, além de grandes nomes do samba. Em 2018, o Pixin Bodega lançou o seu primeiro álbum “O Choro e a Praça” e entrou para o calendário oficial da Prefeitura do Rio de Janeiro, pois desde 2010, o grupo se reúne todo sábado de manhã na tradicional feira da General Glicério, em Laranjeiras, também conhecida como Praça do Choro.

    No outro sábado, dia 11 de junho, quem se apresenta é o Regional Subindo a Serra. O grupo de choro tem formação regional clássica, seguindo a tradição da época de ouro do choro, com melodias consagradas por grandes mestres desse gênero musical. O grupo vai apresentar ao público um show vibrante, fazendo uma leitura clássica que engloba gêneros musicais bastante admirados durante a fase de consolidação da música instrumental brasileira, como a Polca, o Maxixe, Valsa, Schotisch e o chamado Tango Brasileiro.
     
    Entre os compositores mais presentes no repertório, destacam-se Pixinguinha, Jacob do Bandolim e Ernesto Nazareth, ao lado de uma gama de outros chorões ainda hoje referenciados, embora menos conhecidos do grande público, como Juventino Maciel, Toco Preto e Manoel Moraes.
     
    Já no dia 18 de junho, quem se apresenta é Nadia Maron e Trio, com o projeto Samba Bossa jazz. A cantora e compositora Nádia, com quatro décadas de trabalho solo e com artistas consagrados como Marcos e Paulo Sérgio Valle, atualmente está voltada para os clássicos da MPB com forte influência da bossa nova, samba e jazz.
     
    Nadia Maron e Trio, fundado por ela (voz e violão) em 2018, é formado por Adauto Guerra (violão e guitarra), Fábio Brasil (baixo) e Miguel Maron (bateria e pandeiro). O show Samba Bossa Jazz tem em seu roteiro clássicos consagrados de João Donato, Caetano Veloso, Tom e Vinicius, além de outros clássicos do jazz americano, do samba e da MPB. "Fundamental é mesmo a música, é impossível viver sem cantar e tocar os corações", Nádia Maron.

    No último sábado, dia 25, quem se apresenta é Mayra Itaborahy com o show “O Samba da Mayra”, roda de samba da cantora e compositora que peregrina pelos bares e espaços da cidade. Com repertório que vai de Nelson Cavaquinho a Arlindo Cruz, a roda será formada só por mulheres, com Mayra na voz e no violão. Uma curiosidade é que Mayra, que também é compositora, compôs, no ano 2000, um choro intitulado “Lavradio, 100”, que está em seu primeiro álbum “Quem Convidou” (em todas as plataformas).
     
    “Lavradio, 100” foi uma homenagem feita ao famoso endereço onde os novos bambas que revitalizaram a Lapa costumavam se apresentar. “Por isso, sempre que toco nesta Rua, o coração bate mais forte”, conta a cantora e compositora.

    A cada sábado, um gênero musical diferente vai levar a boa música brasileira ou internacional, fomentando a arte, o lazer e a economia criativa.
     

    ATENÇÃO
    Não somos responsáveis por alterações na programação.
    Recomendamos que confirmem os eventos através dos links ou telefones divulgados.
    Apenas organizamos e compartilhamos a informação.


    • ARTE E CULTURA QUE PODEM TE INTERESSAR

      I Love PRIO Festival de Inverno 2024: vendas abertas
      Saiba Mais
      Confirmado megashow da cantora Madonna na Praia de Copacabana, expectativa é recorde mundial de público
      Saiba Mais
      Nelson Motta será o curador da Casa de Cultura Laura Alvim e da Sala Cecília Meireles
      Saiba Mais


    • COMENTE AQUI

      código captcha

      O QUE ANDAM FALANDO DISSO:


      • Seja o primeiro a comentar este post

DIVULGAÇÃO