! CANCELADO !
Vem aí o 'Festival MPBoca - A Nova Música Brasileira'. Múltiplo em potências e 100% feminino, o line up de estreia, no dia 15 de janeiro de 2022, reúne as cantoras Liniker e Josyara - com participação especial de Luciane Dom no show da baiana. Nas carrapetas, a DJ Tata Ogan vai costurar as apresentações das estrelas da nova cena brasileira.
A noite será de celebração do talento e da força negra, numa explosão de sons e de tons, de sotaques e de acentos, no reencontro dessas estrelas com o público carioca.
"O MPBoca é um festival de música que prioriza e se inspira na tradução sonora dos novos olhares. Previsto para ser realizado a cada três meses, sempre com dois artistas de destaque, o festival faz parte do movimento de retomada da cultura e da economia criativa do Rio de Janeiro. Queremos fomentar a cena de shows ao vivo pós-pandemia, ao mesmo tempo em que geramos registros da nova produção musical brasileira", explica a realizadora Mariana Leivas.
LINIKER
Pela primeira vez ao vivo em carreira solo na cidade, a paulistana Liniker virá ao MPBoca com um repertório no capricho, incluindo os seus sucessos e faixas do recém-lançado “Indigo Borboleta Anil”.
Com três álbuns de carreira e milhões de plays nos streamings, a cantora, compositora e atriz (é protagonista da série Manhãs de Setembro, da Amazon Prime Video) extrapola os limites da música, da arte e da representatividade LGBTQIA+.
JOSYARA
Nascida no interior da Bahia, a cantora, compositora e violonista Josyara já está com todas as músicas do seu "Mansa Fúria" debaixo do dedo para mostrar ao vivo, acompanhada por sua banda completa. Neste disco, que é o segundo de sua carreira, Josyara imprime um retrato do seu percurso sertão/ litoral/ metrópole, com altas doses de crítica social, combate ao racismo e a reafirmação da liberdade sexual.
LUCIANE DOM
Convidada de Josyara, Luciane Dom é uma das revelações da música popular carioca. Ela canta temas como diáspora negra, feminilidades, empoderamento e reflexões sociais com sotaques de jazz, reggae e afrobeat.
PROTOCOLOS REFORÇADOS CONTRA A COVID
O acesso do público será mediante a comprovação do ciclo completo de imunização contra a covid 19. Haverá totens com álcool gel espalhados em locais estratégicos, além da higienização rigorosa e periódica dos espaços. O uso de máscaras será obrigatório.
COTA SOCIAL E PLAYLISTS DAS ARTISTAS
O Festival MPBoca é a favor da liberdade, da empatia, da equidade e do respeito a todas as formas de ser e de amar. E acredita na inclusão e na transformação social a partir da música e da arte, como instrumentos frente à construção de um mundo mais diverso, plural e inclusivo.
Mas como discurso sem ação não passa de ilusão, para cada edição do MPBoca será disponibilizada uma cota gratuita de ingressos como entrada social para parte da população em situação de vulnerabilidade, mediante a doação de 1kg de alimento não-perecível. Para esta a 1ª edição do MPBoca a gratuidade será voltada para pessoas transgênero, e os alimentos doados serão revertidos para a organização não-governamental Grupo Arco-Íris de Cidadania LGBT.
Com 28 anos de atuação, o Grupo Arco-Íris vem pautando sua agenda voltada para lésbicas, gays, bissexuais, travestis, mulheres e homens transexuais e pessoas intersexo, no que tange a todas as questões que busquem a melhoria da qualidade de vida dessa parte da população. Uma de suas atividades com maior destaque e visibilidade é a realização da Parada do Orgulho LGBTQIA+ (Rio de Janeiro), pioneira do gênero, a segunda maior do país, e organizada pelo Grupo desde 1995.
Para quem quiser conhecer um pouco mais dos artistas, Liniker, Josyara e Luciane Dom respondem a pergunta “O que é a Nova Música Brasileira pra você?” no @spotifybr, na playlist oficial da 1ª edição do MPBoca, com as músicas preferidas das artistas que sobem ao palco do festival.
Redes sociais:
www.facebook.com/festivalmpboca
https://instagram.com/festival_mpboca