O MAR de Música 2024 abre com o baile black denominado “A luta do século” com os DJs Sir Dema e Lúcio Branco, da Equipe SOUL, BABY, SOUL, e os DJs Zé Octávio, Preto Serra e Paulo Futura, da Equipe BLAX.
Além dos DJs haverá apresentação do MC Bala Machine, mais dançarinos da resistência do Black Soul e exibição do curta-metragem Big Boy Show, de Leandro Petersen. Além disso, o grupo de passinho MC Tchelinho também se apresentará
O MAR de Música - edição especial FUNK, reunirá duas festas irmãs e da mesma geração, como uma homenagem às grandes equipes de som que construíram o Movimento Black Rio e que estão retratadas na primeira sala da exposição “FUNK: Um grito de ousadia e liberdade”.
A batalha entre os DJs irá relembrar os memoráveis duelos de equipes como a Soul Grand Prix, Cash Box, Dynamic Soul, Furacão 2000, entre outras, que levavam centenas de jovens do subúrbio do Rio de Janeiro para as chamadas festas blacks em clubes, ginásios ou espaços culturais. Estes "ecos" do Movimento Black Rio ainda hoje se refletem em derivações como os "Bailes de Charme", "Bailes de Funk Carioca" e "Bailes de Hip Hop", por todo território nacional.