Ganhadora do Grammy Latino 2024 na categoria de ‘Melhor álbum de Música de Raízes em Língua Portuguesa’, com o álbum lançado em parceria com Mestrinho, e ganhadora do Grammy Latino 2020, com o álbum "Veia Nordestina", Mariana Aydar tem seis discos de estúdio e dois documentários lançados.
A paixão pela cultura do Nordeste nasceu na infância, onde conheceu Luiz Gonzaga, através de sua mãe, que era empresária dele. Durante a juventude, percorreu os carnavais de Salvador como backing vocal de Daniela Mercury e passou por muitas casas de forró com sua antiga banda “Caruá”.
Com o objetivo de celebrar a música nordestina, no carnaval de São Paulo, criou em 2018 o bloco “Forrozin”, que já contou com a participação de grandes nomes da música brasileira, como: Gilberto Gil, Anastácia, Criolo, dentre outros. Pautou sua estreia como diretora de cinema – ao lado de Joaquim Castro e Dudu Nazarian - no filme “Dominguinhos” e no documentário “Dió – O Diamante do Forró”.
Presente na trilha sonora das novelas “Renascer”, “Volta Por Cima” e “Travessia” da Rede Globo, com as músicas “Te Faço Um Cafuné”, “Se Pendura” e “Espumas Ao Vento” respectivamente, a cantora e compositora paulistana é reconhecida por reunir o novo e o tradicional, aliando sonoridades e pautas contemporâneas com as raízes do forró.