Trecento é o título do novo programa do grupo Música Antiga da UFF, composto por Leandro Mendes e Mario Orlando, com participação dos convidados Sonia Wegenast e Rique Meireles.
O programa reúne danças instrumentais da Idade Média encontradas num manuscrito italiano do século XIV da Biblioteca Britânica que contêm 15 danças monofônicas como várias Stampittas, um Trotto, quatro Saltarellos, um Lamento di Tristano e outra dança intitulada La Manfredina. Estes são os únicos exemplos conhecidos de música de dança instrumental medieval italiana
Um outro importante manuscrito desse período é o Codex Rossi, um documento musical do século XIV preservado em duas partes, uma no Vaticano e outra na cidade de Ostiglia. O codex contém 37 peças seculares incluindo madrigais, cacce e ballate monofônicas.
Durante muito tempo foi considerado a mais antiga fonte de música italiana do século XIV. Sendo as músicas todas anônimas, dois compositores foram identificados a partir de semelhanças de peças com atribuições em outras fontes posteriores, são eles Maestro Piero e Giovanni da Cascia.
Ainda desse mesmo período o grupo apresentará canções de Francesco Landini ou Landino (c.1325 - 1397), organista, cantor, poeta e construtor de órgãos italiano, um dos mais venerados compositores da segunda metade do século XIV e o mais importante da “Itália” em sua época.
Programa
Codex Rossi séc. XIV - Pianze la bella Iguana
Anônimo séc. XIV - Saltarello
Codex Rossi séc. XIV - Che ti zova nascondere (balatta)
Francesco Landini (c. 1325-1397) - Ecco la Primavera
Anônimo séc. XIV - Lamento di Tristano
Codex Rossi séc. XIV - Amor mi far cantar a la francesca
Anônimo séc. XIV - Salterello
Codex Rossi séc. XIV - Lucente Stella (balatta)
Anônimo séc. XIV - Istanpitta Ghaetta
Codex Rossi séc. XIV- Per tropo fede
MÚSICA ANTIGA DA UFF: Leandro Mendes e Mario Orlando
CONVIDADOS: Sonia Wegenast e Rique Meireles