ARTE E CULTURA >> Música

  • Nei Lopes e convidados no CCBB

    Da Redação em 26 de Novembro de 2019    Informar erro
    Local: Centro Cultural Banco do Brasil
    ENDEREÇO: Av. Primeiro de Março, 66 - Centro
    DATA : 29/11/2019
    DATA : 30/11/2019
    DATA : 06/12/2019
    DATA : 07/12/2019
    DATA : 13/12/2019
    DATA : 14/12/2019
    DETALHES: A partir das 19h, ingresso R$ 30 inteira
    O projeto Guimbaustrilho - O Rio sobre Trilhos apresenta uma série de shows inspirados no livro “Guimbaustrilho e outros mistérios suburbanos”, de autoria do escritor e compositor carioca Nei Lopes. Ele vai dividir o palco com convidados como Ana Costa, Marquinhos de Oswaldo Cruz e Zé Katimba. 
     
    Em uma verdadeira radiografia da cidade, o livro-inspiração para o projeto propõe uma viagem de trem da Central do Brasil a Santa Cruz, retratando rodas de samba, blocos de rua, feiras, mafuás, bailes, botequins, malandros, sambistas e outras bossas. Nele, é possível conhecer a história do subúrbio carioca repleta de personagens regionais, ocupações e transformações urbanas, além de um registro das culturas locais. Assim como experimentou o leitor que percorreu as páginas do livro, o espectador de cada noite terá a oportunidade de conhecer a alma suburbana.
     
    O projeto, que reúne toda a riqueza e diversidade do samba, conta com um programa diferente a cada final de semana composto ainda com vídeo projeções que capturam a atmosfera do livro para o palco.  Em cada show, que será apresentado às sextas e aos sábados, sempre às 19h, Nei Lopes dialoga com um cantor convidado. Durante o trajeto musical, o público passeia por bairros diferentes: a cenografia, composta por projeções, apresenta referências aos subúrbios cariocas, criando uma narrativa que compõe a cena onde a música é a protagonista.
     
    Entre música e bate-papo, o objetivo é proporcionar ao espectador uma verdadeira viagem musical e literária, que revela personagens e histórias entre jovens e veteranos, selecionados em função da relação que estabelecem com as regiões. “Há alguns anos Guimbaustrilho é um dos meus livros de cabeceira. Estou muito feliz em poder trazê-lo para os palcos e com a presença do seu autor, Nei Lopes, um dos nossos ‘arquivos falantes’ mais importantes da história e do samba carioca. Através de Guimbaustrilho - o Rio sobre Trilhos podemos ainda hoje fazer um passeio pelos subúrbios cariocas, pela linha do trem e por toda a Zona Oeste e Baixada Fluminense. 
     
    Programa 
    Show 1  ( 29 e 30/11) – Nei Lopes e Marquinhos de Oswaldo Cruz. Com repertório que passa por Deodoro e Santa Cruz.
     
    Show 2 ( 6 e 7/12) – Nei Lopes e Zé Katimba. Com repertório que passa por Saracuruna.
     
    Show 3 (13 e 14/12) – Nei Lopes e Ana Costa. Com repertório que passa por Paracambi e Belford Roxo.
     
     
    Sobre o Livro “Guimbaustrilho e outros mistérios suburbanos”
    Da Central a Santa Cruz, percorrendo a Zona Norte e a Zona Oeste de trem, de bonde, de ônibus, de van, de kombi e a pé. Visitando personagens, contando histórias, fazendo crônica e cantando samba. O livro compila histórias pitorescas vividas por personagens reais da Baixada Fluminense. O sambista, escritor e pesquisador percorre no volume os vários bairros do subúrbio do Rio de Janeiro, mostrando um pouco do universo recontado em suas composições. O livro, na sua primeira edição, vinha acompanhado de um CD com três faixas (Justiça Gratuita, Vendedor de Ilusões e Samba na Medida) extraídas do CD de Nei Lopes, Sincopando o Breque.
     
    Foto: Divulgação

    ATENÇÃO
    Não somos responsáveis por alterações na programação.
    Recomendamos que confirmem os eventos através dos links ou telefones divulgados.
    Apenas organizamos e compartilhamos a informação.


    • ARTE E CULTURA QUE PODEM TE INTERESSAR

      Série Dell’Arte Sala
      Saiba Mais
      Cantoria no Jardim do Museu da República
      Saiba Mais
      Espaço Cultural Fator Brasil com Dudu Fagundes
      Saiba Mais


    • COMENTE AQUI

      código captcha

      O QUE ANDAM FALANDO DISSO:


      • Seja o primeiro a comentar este post

CURTA O BAFAFÁ!

DIVULGAÇÃO










#AGENDABAFAFA