Com a regência de Mário Barcelos e o pianista Nivaldo Tavares como solista, a Orquestra Rio Sinfônica se apresenratá na Cidade das Artes com um programa dedicado às obras de Tchaikovsky, célebre compositor de “O Lago dos Cisnes”, “A Bela Adormecida” e “O Quebra Nozes”.
Os balés, sinfonias e concertos de Tchaikovsky são comuns em filmes como “Cisne Negro” e “V de Vingança”, ambos com trilha sonora do compositor, assim como “Romeu e Julieta” e “Fantasia”, de Walt Disney, que também levaram às telas a música de Tchaikovsky.
“Em sua época, Tchaikovsky era, depois de Tolstói, o artista mais importante da Rússia”, lembra Nivaldo. “Embora tenha iniciado seus estudos de música tardiamente, suas obras foram aos poucos ganhando espaço e a admiração do público (...)
Ao regressar de uma turnê nos Estados Unidos, foi carregado por uma multidão que o aguardava no porto”, complementa o solista, destacando também que “sua vida profissional e pessoal foi marcada por um sofrimento intenso, causado pelo que hoje conhecemos como depressão, e a frustrada luta contra sua própria homossexualidade”.
Foto: Vitor Jorge
Regente Mario Barcelos
Solista Nivaldo Tavares
Comprar ingressos online https://bileto.sympla.com.br/event/69963
Classificação livre
Programa
- Polonaise da ópera Eugene Onegin
- Concerto n°1 para piano e orquestra em Si Bemol Menor
- Sinfonia n° 5 em Mi Menor
*Todas obras de Tchaikovsky