A fanfarra Os Siderais celebra 15 anos com um encontro especial com o Bloco Império Colonial no Museu Bispo do Rosário. O evento reforça o compromisso do grupo com a luta antimanicomial e outras causas sociais.
Desde dezembro de 2024, a brassband realiza apresentações com coletivos parceiros, promovendo inclusão e debates educativos. O projeto também apoia iniciativas como a Horta Comunitária do Morro dos Prazeres, Favela Brass, Raízes em Movimento e Aldeia Maracanã.
Fundada em 2009, Os Siderais é uma das pioneiras do neofanfarrismo no Brasil, levando música e ocupação cultural às ruas. O grupo também trouxe o Festival Honk para o Brasil, promovendo o intercâmbio entre brassbands de diversas partes do mundo.
O evento é gratuito e faz parte do programa Pró-Carioca, da Prefeitura do Rio.