O Projeto Som dos Coretos, idealizado e protagonizado pelo grupo Luzeiro e formado por professores da Escola Portátil de Música, chega a sua terceira edição homenageando Anacleto de Medeiros.
O projeto inicia em Paquetá, local onde nasceu o homenageado. Será no Coreto da Praça São Roque e terá a participação da banda do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro, que teve Anacleto como primeiro maestro. Considerado um dos maiores compositores de nossa história, Anacleto de Medeiros foi fundador, diretor e maestro de muitas bandas, tendo contribuído de maneira fundamental para a fixação dessa formação no Brasil.
Nesta homenagem a Anacleto de Medeiros, o Luzeiro convidou expoentes da música instrumental para dividir o palco e as obras do homenageado. Estarão presentes o flautista Antônio Rocha, também professor da Escola Portátil de Música e maestro da tradicional banda “Sociedade Musical Progresso de Valença”; o soprista e arranjador Nailor Proveta, maestro fundador da Banda Mantiqueira; o renomado duo Zé da Velha (trombone) e Silvério Pontes.
O público poderá conferir composições do maestro, como “Araribóia”, “Cabeça de Porco” , “Três Estrelinhas” e “Medrosa”, além de músicas que já fazem parte do repertório do Luzeiro: “Luzeiro de Paquetá” (Mauricio Carrilho), “Pinguim” (Ernesto Nazaré), “Viva o Comendador Biguá” (Altamiro Carrilho) e “Derradeira Primavera” (Tom e Vinícius).
PROGRAMAÇÃO
05/06 domingo às 13h - Coreto da Praça São Roque - Paquetá (Part. Banda dos Bombeiros do Rio de Janeiro)
19/06 domingo às 10h - Coreto Modernista do Parque do Flamengo (Part. Antônio Rocha)
26/06 domingo às 10h - Coreto Modernista do Parque do Flamengo (Part. Zé da Velha e Silvério Pontes)
03/07 domingo às 10h - Coreto Modernista do Parque do Flamengo (Part. Nailor Proveta)
#choro #MPB #coreto #musicaboa