Projeto gratuito que une música e educação, o Som+Eu abre inscrições para novos alunos entre 6 e 19 anos, estudantes de Campos Elíseos ingressarem nas aulas de instrumentos musicais.
A iniciativa é do IBME – Instituto Brasileiro de Música e Educação, em parceria com a Braskem, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa e Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro, e as vagas contemplam estudantes de 6 a 19 anos.
A parceria iniciada em 2017 já realiza a formação de músicos em Campos Elíseos e já transformou a vida desses estudantes com a criação de várias formações musicais, entre elas a Orquestra Sinfônica Juvenil de Duque de Caxias.
São 60 novas vagas gratuitas para crianças e jovens, entre 6 a 19 anos, que poderão se inscrever até o dia 14 de março, presencialmente na sede do Projeto Som+Eu, que fica em Campos Elíseos.
As vagas oferecidas são para violino, violoncelo, viola, contrabaixo acústico, clarinete, flauta transversa, flauta doce, trombone, trompete, trompa, percussão, saxofone e canto coral.
Uma das ações desenvolvidas em Campos Elíseos é a formação da Orquestra Tubônica, que reúne músicos – alunos do projeto – que criam e se apresentam com instrumentos feitos a partir de materiais que seriam descartados, como flautas de tubos de PVC, instrumentos de percussão feitos com tambores e galões plásticos, violinos produzidos com tubos de PVC, chinelofone, dentre outros. O objetivo é refletir sobre a sustentabilidade e como podemos contribuir, por meio da construção de instrumentos, com um meio ambiente mais sustentável.