O choro é uma música que nasceu no século 19 no Rio de Janeiro a partir de uma mistura das danças de salão europeias com os cantos africanos de festas religiosas e profanas, misturado com música dos índios.
O estilo surgiu 60 anos antes do samba com um repertório que tecnicamente exige muito do músico. Bafafá apresenta um roteiro imperdível com algumas rodas de choro na cidade.
Pixin-Bodega
Surgido no final de 2010, a roda é formada por jovens e experientes instrumentistas para homenagear o mestre Pixinguinha. Além do compositor são interpretadas obras de Jacob do Bandolim, Altamiro Carrilho, Waldir Azevedo e K-Ximbinho. Recentemente a roda de choro foi destaque no New York Times.
Quando: Sábados a partir de meio dia
Onde: Feira da Rua General Glicério, Laranjeiras
Grátis
Arruma meu Coreto
Os músicos da Escola Portátil de Música fazem a alegria dos cariocas em volta do coreto da badalada praça tocando clássicos de Pixinguinha, Noel Rosa e de grandes compositores.
Quando: Domingos a partir de meio dia
Onde: Praça São Salvador, Laranjeiras
Grátis
Bar Bip Bip
O tradicional e inusitado bar carioca é reduto de músicos e conhecido pela excelente programação musical. As rodas de choro acontecem no início da semana. Como em todos os eventos do Bip Bip, o silêncio e a atenção à musica devem ser respeitados.
Quando: Segundas e terças a partir das 20h30.
Onde: Rua Alm. Gonçalves, 50 - Loja D – Copacabana | 21 2267-9656
Grátis - Pague somente o que consumir
Casa do Choro
É um centro de referência no ensino de música popular e na produção de eventos ligados ao choro. O espaço é lindo e promove shows durante todo o ano, consulte a agenda. Os valores dos ingressos variam de acordo com a programação.
Onde: Rua da Carioca, 38 – Centro | Tel: 21 2242-9947
www.casadochoro.com.br
Chorinho na Esquina
O bar Rio Soccer, antigo Boteco do Pires, abriga uma excelente roda de choro formada por músicos de diferentes escolas de música do Rio de Janeiro.
Onde: Rua Marquês de Abrantes, 45 – Flamengo | Tel: 21 3936-1582
Quando: Segundas, a partir das 19h.
Grátis – Pague somente o que consumir