Se tem um lugar que possa sintetizar a carioquice sem dúvida nenhuma é a Praça São Salvador, em Laranjeiras, quase no Flamengo. E não é a toa. Praticamente todos os dias da semana ela abriga apresentações musicais dos mais variados estilos e gostos. Um espaço democrático, com gente de todos os tipos e com muita alegria. Bafafá super recomenda!
Às terças abriga o Forrozin, um encontro de forró comandado pelo experiente Igor Conde, fundador do grupo Caramuela. Às quintas (quinzenalmente) rola o Salvador Jazz, formado por Gustavo Contreras (sax), Gabriel Confessori (bateria) e Marcos Mendes (baixo). O trio traz releituras de clássicos de grandes nomes do jazz como Dizzy Gillespie, Duke Ellington, Charlie Parker, Thelonious Monk, Jonh Coltrane, Hermeto Pascoal, entre outros.
Aos sábados acontece a roda Batuque no Coreto formada por antigos frequentadores da praça que se juntam para tocar clássicos do samba. Também aos sábados, uma vez por mês, acontece a roda do Bagunça Meu Coreto tendo como atração o grupo A Troça.
Domingos é dia da roda de choro Arruma Meu Coreto, que faz uma brincadeira com o nome da roda de samba que acontece uma vez por mês. Formada em 2007 por músicos amadores e profissionais, alegra moradores e visitantes. Recentemente foi tombada como Patrimônio Cultural e Imaterial do Estado do Rio de Janeiro e da Cidade do Rio de Janeiro.
Além do calendário fixo, outros eventos musicais complementam a agitada praça. De vez em quando até o cantor Carlos Evanney, cover de Roberto Carlos, se apresenta no coreto com direito a distribuição de rosas ao público.
Todos os eventos têm um ponto em comum. Terminam religiosamente às 22h para não atrapalhar a vizinhança.