O Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro (CCBB RJ) recebe, de 1º a 10 de agosto, o espetáculo Sons do Brasil, uma experiência histórico-musical que convida o público a percorrer as regiões do país por meio da música, dança e cultura popular.
A programação acontece no Teatro II, com sessões às sextas-feiras, às 12h30, e aos sábados e domingos, às 16h. A entrada é gratuita.
Com curadoria de Rose Oliveira, CEO da Companhia de Cultura Ginga Tropical, o espetáculo propõe um mergulho nas tradições culturais de cada região brasileira, destacando o sincretismo entre as influências indígenas, africanas e europeias. A proposta também contempla expressões contemporâneas, revelando a constante reinvenção da música popular e tradicional no Brasil.
Abertura – 1º de agosto (sexta-feira), às 12h30
A estreia do projeto apresenta uma visão panorâmica das cinco regiões do Brasil. A sessão conta com projeções visuais e a participação da Banda Sinfônica Nacional, sob a regência do maestro Geraldo Magela, com um repertório que passeia por diversos estilos musicais brasileiros, encerrando com a clássica Aquarela do Brasil, de Ary Barroso.
Região Norte – 2 de agosto (sábado), às 16h
Amazônia, sincretismo religioso e tradições populares se revelam em manifestações como a Congada, o Círio de Nazaré, o Marabaixo e a Marujada de Bragança. O espetáculo destaca ainda a grandiosidade do Festival de Parintins, o Teatro Amazonas e o Theatro da Paz.
Região Nordeste – 3 de agosto (domingo), às 16h
A musicalidade nordestina é celebrada com ritmos como o samba de roda, xote, baião, frevo, xaxado e maracatu. O espetáculo também traz a força das festas juninas e do carnaval, com influências europeias e africanas.
Região Sul – 8 de agosto (sexta-feira), às 12h30
Rabecas, violas e lendas do sul do país, entrelaçadas à cultura ibérica, são apresentadas em um ambiente que evoca as rodas de fogueira e os sabores dos churrascos típicos da região.
Região Centro-Oeste – 9 de agosto (sábado), às 16h
Com foco no rasqueado e no ponteio, a sessão celebra a musicalidade do Planalto Central e do Pantanal, onde predominam os sons da viola e da sanfona.
Região Sudeste – 10 de agosto (domingo), às 16h
O espetáculo encerra com a tradição musical da Região Sudeste, berço do choro, da bossa nova, do samba-enredo e da ópera brasileira. Nomes como Pixinguinha, Carlos Gomes e Villa-Lobos são homenageados na apresentação.