No próximo sábado, o Circo Voador será tomado pela energia do show Tecnomacumba, comandado pela cantora Rita Benneditto. Em uma única apresentação, a artista maranhense celebra mais de duas décadas de um projeto que revolucionou a música brasileira ao fundir ritmos afro-brasileiros, e clássicos da mpb com sonoridades eletrônicas contemporâneas.
Encerrando o mês da Consciência Negra, a noite promete ser uma verdadeira festa da cultura e resistência afro-brasileira, com convidados especiais, intervenções artísticas e um repertório que convida o público a uma experiência de fé, arte e celebração.
Desde sua estreia em 2003, Tecnomacumba transcendeu o palco e se tornou um verdadeiro manifesto artístico, não apenas desafiando preconceitos e estigmas, mas também desmistificando as religiões de matriz africana e celebrando a diversidade cultural do Brasil.
Ao combinar batidas eletrônicas com cânticos tradicionais, pontos de terreiro e clássicos da MPB, o projeto abriu novas possibilidades sonoras e se firmou como uma das iniciativas mais importantes da música brasileira contemporânea.
Para esta apresentação especial no Circo Voador, Rita Benneditto contará com a presença do DJ Zod, que aquecerá a noite com uma seleção de sons afrofuturistas e beats eletrônicos. Além disso, o grupo Afroribeirinhos uma fusão de ritmos afro-amazônicos, percussão e letras que exaltam a cultura amazônica.
Durante o espetáculo, o multiartista Fernando Mendonça realizará uma performance impressa ao vivo, onde, a cada show, ele escolhe um Orixá para retratar em suas telas. Nesta noite especial, uma homenageada Orixá será uma surpresa, reforçando o caráter espiritual e de celebração do evento.
O diretor, ator e bailarino Ciro Barcelos apresentará uma performance inédita dedicada a Oxóssi, o Orixá das matas e da caça. Já a diretora de movimento e atriz Valéria Monã homenageará Iansã, o Orixá dos ventos e tempestades.
A Banda e o Repertório: Uma Viagem de Fé e Ritmo
Acompanhando Rita Benneditto estará a banda Cavaleiros de Aruanda , composta por Fred Ferreira (guitarras e vocais), Humphry Scott (contrabaixo e vocais), Estevan Cipri (bateria, programas eletrônicos e vocais) e André Siqueira (percussão e vocais).
O repertório da noite incluirá, além dos clássicos que consagraram o projeto, canções como "Mamãe Oxum", de domínio público, e a “7Marias” , composição de Rita Benneditto, lançada em 2018. O videoclipe de “7Marias” já acumula mais de cinco milhões de visualizações, reafirmando o sucesso e a relevância contínua do projeto.
Abertura da casa: 20h
Classificação: 18 anos (de 14 a 17 anos somente acompanhado do responsável legal)
Duração: 100 minutos
Ficha Técnica:
Concepção e Direção Geral: Rita Benneditto
Coordenação Geral e Direção de Produção: Elza Ribeiro
Direção Musical: Fred Ferreira e Rita Benneditto
Direção de Arte: Rita Benneditto e Ciro Barcelos
Figurino Rita Benneditto: Claudio Tovar
Figurino Banda: Ciro Barcelos
Adereço de Cabeça: Victor Hugo Mattos
Músicos:
- Fred Ferreira (guitarra e vocais)
- Humphry Scott (contrabaixo e vocais)
- Estevan Cipri (bateria, programação eletrônica e vocais)
- André Siqueira (percussão e vocais)
Participações Especiais: Artista visual Fernando Mendonça, diretor, ator e bailarino Ciro Barcelos e da diretora de movimento e atriz Valéria Monã.
Abertura: Afroribeirinhos
Discotecagem: DJ Zod
Produção Executiva: Alessa Fernandes e Júlio Luz
Iluminação: Daniela Sanchez