O Universo Spanta 2024, o maior festival de música brasileira do país, está confirmado com mais uma edição no verão carioca. Novamente tendo a Marina da Glória como cenário, o evento chega ampliado e, como já é tradição, trazendo uma programação que irá reunir grande variedade de gêneros musicais para atender ao gosto dos mais diferentes públicos.
Do pop ao trap, passando pelo axé, piseiro, sertanejo, reggae, entre outros ritmos que fazem do Brasil referência no mundo quando o assunto é música. Samba e carnaval, marcas registradas do DNA da marca, também não vão faltar.
Com o objetivo de sempre evoluir e ser uma plataforma de promoção da música brasileira, o Universo Spanta lança dois novos projetos: Voa Sabiá, um concurso de música para revelar novos talentos de todo o Brasil; e o Mais 55, um encontro para discutir a música brasileira como negócio, identidade nacional e produto de exportação, com painéis de profissionais da área e muito mais.
Serão quinze dias de shows, encontros e celebrações durante todos os fins de semana do mês de janeiro. No elenco, do festival, artistas consagrados se misturam aos nomes da nova geração. Entre as novidades já confirmadas, um reencontro especial.
Depois de 10 anos em carreira solo, Alexandre Pires se apresenta com o Só Pra Contrariar no Universo Spanta, no primeiro show antes do início da turnê que marca a despedida do cantor do grupo.
A banda Black Rio, A Cor do Som, além de referências do carnaval baiano, como Bell Marques e Olodum também estão no line-up.
Os talentos da nova geração vão marcar presença no festival com o pop da estrela Gloria Groove, Johnny Hooker, Rubel e Marina Sena.
O piseiro de João Gomes estreia no festival e se junta a uma das maiores duplas do sertanejo contemporâneo, Jorge e Mateus.
Quem também sobe aos palcos do Universo Spanta é o cantor Silva, além de grupos como Gilsons, a banda de reggae brasileira Ponto de Equilíbrio, Nação Zumbi, Tiago Iorc e a cantora Simone, que apresentará o seu show comemorativo de 50 anos de estrada. A música que dominou a década de 90 também terá espaço com shows de Raça Negra, É O Tchan, que acaba de completar 30 anos de estrada, e Fat Family.
Som sertanejo marca presença com César Menotti & Fabiano
Para Max Viana, diretor artístico do festival, o desafio é sempre preparar algo surpreendente para o público: “O line-up do Spanta 2024 está sendo trabalhado para trazer artistas que ainda não estiveram com a gente, artistas que o povo gosta de ver e, ao mesmo tempo, pensar em encontros inéditos. Encontros que tenham a ver com os pilares do Spanta de memória afetiva, de celebração dos grandes artistas e suas histórias, assim como dos novos artistas. Continuamos na missão de contemplar o máximo possível de gêneros musicais e de ritmos do Brasil para que a gente possa sempre ter uma grande amostra cultural brasileira”.
Confira abaixo a lista com os primeiros nomes anunciados pela organização do Universo Spanta 2024:
A Cor do Som, Ana Cañas canta Belchior, BaianaSystem + BNegão + Larissa Luz, Bell Marques, Black Rio, César Menotti e Fabiano, É o Tchan, Elba Ramalho + Geraldo Azevedo, Fat Family, Gilsons, Gloria Groove, João Gomes, Johnny Hooker, Jorge e Mateus, Maneva, Marina Sena, Nação Zumbi, Olodum, Ponto de Equilíbrio + 3030, Raça Negra, Rubel, Silva, Simone, SPC com Alexandre Pires, Tiago Iorc