Com entrada gratuita e livre para todos as faixas etárias, a Vila Musical e o Instituto Burburinho Cultural realizam o projeto Brasil Música Viva! no Rio de Janeiro na praça do Centro Cultural dos Correios, ao lado da Casa França-Brasil.
A curadoria é do músico Rafael Galhardo, fundador da Vila Musical. O objetivo é lotar a plateia reunindo, lado a lado, alunos da rede pública e espectadores em geral.
A promessa é de uma tarde 100% dedicada a um convidativo fluir de ritmos e contemplação de vários gêneros – choro, samba, bossa nova, jazz, rock, bebop e muito mais – com o Di Sabbato Jazz Quartet, Thiago Gomes Trio, Benfloss, Duo Alana Alberg e Antônio Guerra, além do Rômulo Gomes Trio.
Quem estiver na região da Candelária na hora do almoço pode usufruir das atrações. Os shows começam às 13h.
Presente no Cosme Velho, Maracanã e Grajaú, a Vila Musical tem 17 anos de presença na cor do som que se faz no Rio e no Brasil. Em seus estúdios ensaiam nomes como Lulu Santos, Maria Rita e Maria Bethânia. Também ocorrem gravações de podcast, trilha de cinema e música para teatro.
Diretor de projetos do Instituto Burburinho Cultural, Thiago Ramires destaca: "Estamos iniciando um festival que colabora efetivamente com a formação de plateias para a música instrumental de cada cidade envolvida, gerando uma conexão mais direta do público jovem com esse gênero. As plateias poderão, além de participar dos concertos, conhecer os instrumentos mais a fundo e compreender melhor a importância dos artistas envolvidos."
O Brasil Música Viva! é viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio da ExxonMobil, realização da Vila Musical e Instituto Burburinho Cultural. Ministério da Cultura, Brasil União e Reconstrução, Governo Federal.
Sobre os artistas
Benflos é uma banda de rock formada por Daniel Martins (baixo, guitarra e bateria), Diogo Brandão (voz e perfumaria), Guilherme Carrera (guitarra e bandolim), Diogo Salles (guitarra e voz), Ricardo Aragão (bateria e baixo). As apresentações ao vivo são performáticas e usam elementos audiovisuais fora do comum
Rômulo Gomes Trio – O trio reúne Rômulo Gomes, contrabaixista, Adaury Mothé, pianista, e Vitor Vieira, baterista, todos com décadas de trabalho autoral e solo, mas também acompanhando dentro e fora do país grandes nomes como Maria Bethânia, Gilberto Gil, Ney Matogrosso. No repertório, clássicos do Samba Jazz, Bossa Nova e MPB, além de composições autorais.
Di Sabbato Jazz Quartet – Aliar choro e samba de raiz com jazz da década de 1940 está no DNA do Di Sabbato Jazz Quartet, que promove encontros do presente com o passado de forma única. O quarteto é formado pelos irmãos João Di Sabbato (bateria), Thiago Di Sabbato (baixo), Fernando Clark (guitarra) e Samuel Siciliano (teclados). Nas fusões apresentadas em repertório estão “Juízo Final”, de Nelson Cavaquinho em arranjo Bebop, o samba moderno de Rodrigo Maranhão em versão swing jazz e Villa Lobos e suas Bachianas em ritmo de tango, com um pé no swing.
Alana Alberg e Antônio Guerra – Alana Alberg e Antônio Guerra formam o duo inédito especialmente para o Brasil Música Viva. Baixista desde os 13, participa da banda do Caldeirão do Mion e tem carreira internacional respeitada. Atualmente, participa de turnês de Jão e Blitz. Antônio Guerra, pianista e acordeonista, lançou recentemente o álbum “Rabo de Arraia” no Brasil, Inglaterra e Argentina.
Thiago Gomes Trio – Trio liderado pelo renomado baixista e professor Thiago Gomes, com violão, baixo e bateria, apresenta o seu espetáculo “Sons do Rio” que conta com clássicos de estilos musicais nascidos no Rio de Janeiro, bossa nova, samba e chorinho, em formato instrumental.
Classificação etária: livre