A primeira edição do Wine jazz, bossa & blues acontece de 6 a 8 de dezembro no Inverso Gávea, charmoso espaço localizado no complexo gastronômico do Jockey Club Brasileiro. A programação celebra a música instrumental brasileira em um cenário que exibe, em 180º, uma das mais belas vistas ao ar livre do Rio de Janeiro.
Na abertura será ao som de Wagner Tiso e Victor Biglione. No show, canções do álbum Wagner Tiso & Victor Biglione the finland concert, gravado ao vivo no Teatro Musikin Tapantuma, na Finlândia. Clássicos como “Samba de uma Nota Só” (Tom Jobim), “Na Cadencia do Samba” (Ataulfo Alves), “Pavanne” (Gabriel Fouree) e “Coração de Estudante” (Wagner Tiso) compõem o repertório que já foi apresentado em Portugal, Espanha, França, Itália, México e Cuba.
Dia 7 de dezembro, show do grupo Azymuth, criador de sucessos inesquecíveis, como “Linha do horizonte”, “Melô da cuíca” e “Voo sobre o horizonte”. Cultuado por DJs europeus e asiáticos, o trio formado por Alex Malheiros (baixo), Ivan “Mamão" Conti (bateria) e Kiko Continentino (teclados) apresenta o repertório de seu último álbum, Fênix, lançado pela inglesa Far Out Recordings. Segundo a crítica especializada, o grupo mantém o estilo jazz fusion, mas lança novos caminhos, num som empolgante e pulsando modernidade. “Uma primorosa mistura de batidas e grooves com elementos do samba, funk, baião e jazz”.
O encerramento da primeira edição do Wine jazz, bossa & blues será uma homenagem os 80 anos de carreira de Maurício Einhorn, o maior nome da harmônica no jazz brasileiro. Einhorn é também considerado um dos maiores gaitistas do mundo, tendo tocado com Sarah Vaughan, Nina Simone, Herbie Mann e outros grandes nomes. O show Viva Maurício Einhorn! reúne, além do mestre, os gaitistas Jefferson Gonçalves e Gabriel Grossi, referências no cenário da gaita.